Ferramenta analisa percepção de usuários nas mídias sociais

A grande base de dados gerada atra­vés da internet é a matéria-prima da Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, empresa criada por Joni Hoppen, em 2010, e presente na incubadora MIDI Tecnológico desde 2012.

Hoje a empresa desenvolve uma fer­ramenta chamada Aquarela Trends, que analisa tendências de sentimento, com­portamento e percepção de usuários nas mídias sociais acerca do setor. “Conforme o que uma pessoa posta ou troca uma mensagem, podemos apreender se ela está pretendendo comprar um iPhone, um carro, um vestido, e inúmeros outros dados sobre os interesses do internauta”, explica Hoppen.

Ele aplica na empresa os conheci­mentos da graduação em Sistemas de In­formação, pela Unisul, e o mestrado em Negócios de Sistema da Informação pela Universidade de Tente, na Holanda. No seu estudo, utilizava tecnologias do insti­tuto para gerar inovações para o governo holandês no sistema de atendimento à po­pulação através do site. Quando voltou do mestrado na Holanda, em 2010, Hoppen se aliou ao amigo Marcos Henrique dos Santos, que trabalhava na integração de sistemas entre Itaú e Unibanco.

Joni Hoppen nasceu há 31 anos em Fraiburgo (SC). Chegou a passar fome quando saiu de sua terra natal para estudar e trabalhou muito para pagar a faculdade e a pós-graduação no exterior. Hoje, nas horas vagas, o empresário escreve: mantém o blog lanofrai.com. Fluente em quatro idiomas e conhecedor de oito, Hoppen toca violão e leva a vida sobre duas rodas. Os percursos para o trabalho ou nos dias de desvendar ca­choeiras ou belos lugares naturais são feitos de bicicleta. aquare.la/pt/

Facebook
Twitter
LinkedIn