Programa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) apoiado pelo Sebrae SC é destaque internacional pela terceira vez no ranking da UBI Global
A incubadora MIDITEC foi reconhecida como uma das melhores incubadoras do mundo, segundo o UBI Global. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (24/1) em uma transmissão online. Esta é a terceira vez que o programa da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) em parceria com o Sebrae SC aparece no World’s Top University-linked Business Incubators & Accelerators. Nas edições 2017-2018 e 2019-2020, a incubadora também recebeu o reconhecimento internacional. O anúncio do primeiro lugar acontecerá em cerimônia na Bélgica, entre os dias 14 e 17 de maio.
“Estar no ranking por três anos é um reconhecimento de um trabalho amplo dessa rede de suporte e capacitação de empreendedores que é o MIDITEC. O programa apoia e já apoiou mais de 250 empresas em 24 anos de atuação e foi ampliado para gerar impacto em todas as regiões de Santa Catarina. Hoje está consolidado como um importante fomento de inovação no Estado, tornando-se inspiração nacional e internacional”, afirma Iomani Engelmann, presidente da ACATE.
Anualmente, o UBI Global, comunidade e empresa de inteligência de inovação, atua no processo de localização de centros de inovação pelo mundo e na identificação de boas práticas que as tornam bem-sucedidas. O resultado do estudo com o ranking será publicado no World Benchmark Study 2021-2022. Participaram do levantamento 109 programas de 56 países.
Para o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, um reconhecimento como este é de extrema importância para Santa Catarina. “Estar neste ranking é o reconhecimento de um trabalho diário, envolvendo diversas pessoas dedicadas e comprometidas com um mesmo propósito, que é apoiar as empresas catarinenses a evoluírem. Além disso, traz visibilidade ao nosso estado, e fortalece o ecossistema de startups, ambientes de inovação, programas e ações voltadas às startups. O MIDITEC é uma parceria que o Sebrae/SC tem muito orgulho, por todo o impacto gerado às empresas catarinenses e pelos cases de sucesso que nos inspiram a ir adiante”, completa.
Entre 2021 e 2022, o programa ampliou a atuação pelo Estado por meio de uma rede de 10 incubadoras já consolidadas, que adotam a metodologia MIDITEC e apoiam o desenvolvimento das startups incubadas em diferentes pilares como gestão estratégica, marketing e comercial, gestão financeira, captação de investimentos e de equipe. Além disso, acompanha e monitora a evolução das empresas. A rede atende negócios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Brusque e Rio do Sul. Desde a criação, foram mais de 250 empresas apoiadas, sendo atualmente 78 incubadas na Rede MIDITEC e 173 empresas graduadas, entre as quais estão Pixeon, RD Station, Ahgora, Arvus, JExperts, Knewin entre outras.
Aliada aos eventos que fomentam o networking e colaboração entre as empresas, que somaram mais de 50 no último ano e aos mais de 190 apoiadores voluntários, a rede MIDITEC também recebeu outras premiações, sendo eleita por três anos (2018, 2019 e 2022), um dos melhores hubs do Brasil pelo Startup Awards. O MIDITEC foi selecionado quatro vezes pela Anprotec como a melhor incubadora do Brasil. Mais informações no site do MIDITEC: http://www.miditec.com.br/.