Microfranquias aumenta participação no setor em 36,9%

Investimento no modelo é uma boa alternativa de renda. Conheça 7 franquias para começar o ano com um novo negócio

O franchising está em constante expansão pelo país e vem conquistando cada vez mais relevância no cenário econômico, principalmente quando o empreendedorismo de baixo investimento é colocado em pauta. O modelo de microfranquias, muito por conta de sua acessibilidade, chamou a atenção de quem pretendia ter um negócio próprio. Com a chegada da pandemia, o segmento virou uma forte possibilidade de renda, primária ou secundária, para os brasileiros diante do cenário que a economia do país vivenciava. As microfranquias consistem em modelos que possuem investimento inicial de até R$ 105 mil, podendo ser mistas (com formato de operação de aplicação inicial maior e, simultaneamente, menor que R$ 105 mil) e puras (de investimento até esse valor).

A alternativa cresceu, segundo pesquisa última da Associação Brasileira do Franchising (ABF), 5% no ano de 2022, representando 36,9% das franquias. Além da quantidade de redes com esse modelo ter aumentado 40% se comparada ao ano anterior, evidenciando a procura pela oportunidade de empreender no ramo. Dentre seus segmentos, os que mais se destacam estão voltados para as áreas de serviços (27,4%), alimentação (16,2%) e saúde, beleza e bem-estar (15,5%)

Ao especular ter uma franquia é importante olhar para os retornos de investimento e construir um plano de negócios sólido. Ainda de acordo com dados da ABF, o prazo de retorno das microfranquias varia, em média, de 7 a 16 meses, menos que os moldes tradicionais, que possuem um intervalo de 17 a 28 meses. Já o investimento inicial médio se alterna entre R$43 mil e R$55 mil. Os modelos apresentam algumas alternativas para os investidores, entre quiosques, food trucks, carrinhos e afins. Nas microfranquias, o molde que mais atrai os empreendedores é o home-based, adotado pelas empresas as quais não possuem unidade física, com sua sede podendo ser na casa do empresário.

Veja abaixo algumas opções de microfranquias para se investir neste ano de 2023:

Cuidare Brasil

Uma das maiores redes de cuidadores de idosos e pessoas com necessidades especiais do país, a Cuidare Brasil tem mais de 70 unidades franqueadas em 20 estados, no Distrito Federal e em Portugal. O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de isolamento social, a procura pelos serviços da rede aumentou em 30%. O investimento inicial varia de R$ 35 mil a R$ 45 mil, dependendo do tamanho da cidade.

Site: https://cuidarebr.com.br/seja-um-franqueado/

Carga Phone

Criada em 2017, a Carga Phone é a primeira e maior microfranquia de totem de recarga de celular com mídia indoor do Brasil. Revolucionária do mercado de propaganda e conectividade, o seu principal objetivo é conectar marcas e clientes. A partir de 2019, a marca expandiu por meio de franquias, com isso, foi projetada nacionalmente e hoje conta com 350 unidades, sendo 5 próprias. A Carga Phone possui um suporte comercial que auxilia o franqueado no passo a passo desde a parte prática à implantação do aparelho, além de oferecer análise técnica do local escolhido para alocar o totem, suporte técnico para auxílio em qualquer dúvida relacionada ao sistema, treinamento EAD, marketing digital e criação de peças. O investimento inicial da marca é R$ 16,9 mil.

Site: https://www.cargaphone.com.br/franquia

Yogoberry

Criada no Rio de Janeiro em 2007, a Yogoberry ingressou no franchising após um ano de funcionamento, dando início ao seu processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias de iogurtes congelados possui 25 lojas em operação. Em 2022 a marca lançou o seu modelo de microfranquias. O modelo funciona em um formato de carrinho para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras. A franqueadora oferece todo o seu know-how presente desde a sua implantação, com treinamentos, suporte técnico, operacional e de conhecimento administrativo. Atualmente, a marca possui três modelos de negócios (carrinho, quiosque e loja) com investimentos que variam de R$ 105 mil a pouco mais de R$ 300 mil.

Site: https://yogoberry.com.br/seja-franqueado/

Código Kid

Com mais de 200 unidades, a Código Kid é a maior escola do Brasil de programação e robótica para crianças e adolescentes.  Criada em 2017, são pioneiros no segmento, possuem cursos exclusivos desenvolvidos por profissionais da área pedagógica e da tecnologia, a fim de formar crianças preparadas e capacitadas para os desafios do futuro. A escola de robótica e programação nasceu com a missão de revolucionar a educação no país através da tecnologia. A rede conta com mais de 35 cursos, que vão desde conhecimentos de gestão a aprendizados avançados de ferramentas digitais. Para adquirir o licenciamento de marca, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 30 mil.

Site: https://site.codigokid.com.br/Franquiadeescoladeprogramacao

Consertabike

Desde 2020 no franchising, a maior rede de franquias de bikeshop da América Latina conta hoje com mais de 180 unidades em mais de 20 estados, sendo considerada a maior franquia de bikeshops da América Latina, com um modelo de baixo custo e alta rentabilidade.  A marca oferece serviços completos de manutenção de bicicletas a um baixo custo, venda de peças, bicicletas de todos os tipos, acessórios e vestuário especializados, com suporte completo em todas as atividades e treinamentos para os franqueados. O investimento inicial fica na faixa dos R$ 40 mil.

Site: https://www.consertabike.com/franquia-de-bike-bicicletaria

Sofá Smart

Com o propósito de ser a maior empresa de higienização e blindagem de estofados do Brasil, a Sofá Smart ingressou no franchising em meados de 2022 e forma uma rede com 46 unidades em operação pelo país. O formato enxuto, com baixo investimento inicial (R$ 16,9 mil), produtos de alta qualidade e suporte integral ao franqueado conta ainda com kit e ferramentas completas para a operação da unidade. O franqueado fica responsável pela gestão de sua unidade home based, atendendo a clientes, confeccionando orçamentos e gerenciando a equipe de higienização.

Site: https://www.sofa-smart.com/franquia-limpeza-sofa

UltraEco

Referência do setor automotivo em lavagem ecológica delivery. Criada em 2012, na cidade de Campinas (SP), a UltraEco utiliza lavagem a seco trocando a água pela cera e, desta forma, economiza mais de 300 litros de água por lavagem, sendo mais de 10 milhões de litros em sua história. Com 9 unidades nos estados do Paraná e São Paulo, a marca oferece modelos home based e de loja física, com investimento inicial entre R$ 3 mil e R$ 5,5 mil.

Site: http://ultralavaeco.com.br/seja-um-franqueado/

Facebook
Twitter
LinkedIn