Rede social ajuda na acomodação de quem vai morar fora

Rafael dos Santos foi morar em Londres em 2002. Como qualquer pessoa que resolve dar o grande passo de mudar de país logo se deparou com o choque cultural. Conviver com tantas culturas, uma língua nova, dividir quarto com estranhos e se sentir sozinho foram os maiores problemas enfrentados por alguém que resolve estudar, viajar ou consegue um emprego e precisa sair em busca do desconhecido. Mas Rafael se adaptou, trabalhou como lavador de louças e catador de copos em bares de Londres até conseguir uma vaga como professor assistente na escola de inglês em que estudava. De tanto dividir casas com outros estrangeiros, em 2005 decidiu abrir uma empresa de acomodação.

De acordo com a UNWTO – United Nations World Tourism Organisation em 2010, 187 milhões de jovens entre 15 e 30 anos moraram foram de seus países por 6 semanas e gastaram mais de 1000 dólares em acomodação. Ao escrever o livro “Mudando de País – Um passo de cada vez“, que  explica todas as etapas, da chegada ao exterior a volta ao país de origem, Rafael teve a ideia de criar um projeto para ajudar quem quer sair de casa e tem medo de dar o primeiro passo. “Fiz entrevistas com mais de 200 pessoas para saber qual o maior desafio ao mudar de país e as principais respostas foram: onde morar e o medo de se sentir sozinho”, conta Rafael.

Assim nasceu a Room in the Moon – uma rede social que sugere conexões para pessoas mudando de cidade ou de país. Com a rede, pessoas indo morar nos mesmos lugares trocam informações e tem um ponto de contato quando chegam lá, minimizando o choque cultural. O site também oferece quartos em diversas regiões de Londres, que podem ser reservados online pelo período mínimo de quatro semanas. A rede, lançada em março deste ano, tem cerca de 100 novos cadastros diariamente, cerca de um a cada 12 minutos – e em apenas 4 meses tem mais de 4 mil membros de 15 países, que dão dicas com vídeos e fotos, sobre a cidade em que moram ou que já estiveram. Passeios, comida, a melhor parte da cidade para morar, cursos e universidades e transporte sao os posts mais frequentes.

A Startup também vem solidificando o projeto inicial e após ter conseguido uma consultoria do governo inglês, foi selecionada como participante da aceleradora Velocity, em Louisville, nos EUA com um apoio de 15 mil dólares em treinamento e considerada pelo Grupo Virgin, um dos maiores do mundo, como a ‘Startup da Semana’, na Inglaterra. Para marcar o lançamento, a Room in the Moon está com uma competição, em que irá dar uma bolsa de estudos de duas semanas, para qualquer lugar do mundo, para a pessoa que der mais dicas e tiver mais conexões. A bolsa irá cobrir custos com voos, acomodação, curso de línguas e ainda dinheiro para ajudar nas despesas com alimentação e transporte. Para se cadastrar, basta se inscrever no site www.roominthemoon.com/competition.

Facebook
Twitter
LinkedIn