Salão de beleza alia imagem à personalidade do cliente

Depois de sete anos de sociedade com o cabeleireiro Ademir de Pádua, Rafael Portuga investe agora em um empreendimento próprio. O Estúdio de Beleza Portuga Hair é o primeiro do Rio de Janeiro a oferecer serviços especia­lizados em visagismo, técnica que alia a construção da imagem pessoal às ca­racterísticas físicas e à personalidade do cliente. O espaço foi lançado em feverei­ro no Barra Square Shopping, na Barra da Tijuca, com investimento de R$ 60 mil. A expectativa é que o faturamento chegue a R$ 500 mil até o final do ano.

Ao chegar no estúdio, o cliente pre­enche um questionário sobre o seu estilo de se vestir, o modo como costuma arru­mar o cabelo e, até mesmo, seus hobbies. “O visagismo é o conceito de desenvol­ver a beleza de acordo com a personali­dade, anatomia, arte e comportamento social”, explica Rafael, que tem também formação em moda e personal stylist. O empreendedor não revela em detalhes a logística dos primeiros meses do negócio por questões estratégicas, mas avalia que a mudança de cabeleireiro para visagista já triplicou o seu faturamento.

Rafael nasceu em Portugal, onde, ainda adolescente, trabalhou como au­xiliar na barbearia de um tio. Mora no Brasil desde 1998, quando sua família se mudou para o País. Começou a sua for­mação na área aos 17 anos, quando in­gressou no curso oferecido pelo Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro, e trabalhou no salão por três anos como auxiliar de cabeleireiro. Em 2012, ganhou uma bol­sa da L’Oréal para estudar corte avança­do no Elida Hair Institute, em Paris, na França. Depois da experiência, investiu por conta própria em outros cursos de corte avançado no exterior, nos Estados Unidos, na Argentina e na especializa­ção em visagismo, que cursou na cidade de Parma, na Itália.

www.facebook.com/pages/Portugahair-designer-e-visagista

Facebook
Twitter
LinkedIn