Rede de franquia voltada ao skate faz sucesso com pista dentro das lojas

A Skate Center é a primeira rede de fran­quia totalmente voltada ao skate no País. A marca oferece roupas, tênis, equipamentos para a prática do esporte e ainda uma pista para aulas. A ideia nasceu dos skatistas Ed­son Tuffi Jr. e Roberto Ramos. Em 2011, eles montaram uma loja de artigos esportivos no Tatuapé, zona leste de São Paulo, mais voltada ao surfe. Em um determinado mo­mento, resolveram apostar nos produtos de skate e aumentaram o mix de produtos. “A partir daí, as vendas foram um sucesso. Então, decidimos montar uma verdadeira skateshop com pista”, lembra Tuffi.

A princípio, a intenção era que a pista servisse apenas para que os clientes testas­sem os skates comprados na loja. Com o tempo, começaram as demandas por aulas, já que há uma grande carência em pistas públicas na cidade de São Paulo. Além dis­so, estima-se que o segundo esporte mais praticado no Brasil seja o skate.

Com a expansão do negócio, os pro­prietários viram no formato de franquia a melhor opção para levar essa experiência a outros locais. A meta é abrir 40 unidades em um prazo de cinco anos. O alvo são as cida­des acima de 500 mil habitantes. “O ponto comercial deve ter entre 140 e 200m², es­tando preferencialmente perto de escolas e condomínios já que há um grande potencial para crianças de 6 a 15 anos”, explica Tuffi.

Como a operação é simples, são necessá­rios apenas de cinco a sete funcionários – cin­co para a loja e dois para a pista. Cerca de 70% do faturamento vem da loja e 30% das aulas. O investimento é de R$ 280 mil, a taxa de fran­quia custa R$ 40 mil e o capital de giro exigido é R$ 40 mil. O faturamento médio é de R$ 100 mil, e o lucro estimado é de 15%. O retorno médio para o investimento é de 28 meses. “Temos um conceito único e inovador. Somos a primeira rede de franquias para skateshop com aulas.” www.skatecenter.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn