A Skate Center é a primeira rede de franquia totalmente voltada ao skate no País. A marca oferece roupas, tênis, equipamentos para a prática do esporte e ainda uma pista para aulas. A ideia nasceu dos skatistas Edson Tuffi Jr. e Roberto Ramos. Em 2011, eles montaram uma loja de artigos esportivos no Tatuapé, zona leste de São Paulo, mais voltada ao surfe. Em um determinado momento, resolveram apostar nos produtos de skate e aumentaram o mix de produtos. “A partir daí, as vendas foram um sucesso. Então, decidimos montar uma verdadeira skateshop com pista”, lembra Tuffi.
A princípio, a intenção era que a pista servisse apenas para que os clientes testassem os skates comprados na loja. Com o tempo, começaram as demandas por aulas, já que há uma grande carência em pistas públicas na cidade de São Paulo. Além disso, estima-se que o segundo esporte mais praticado no Brasil seja o skate.
Com a expansão do negócio, os proprietários viram no formato de franquia a melhor opção para levar essa experiência a outros locais. A meta é abrir 40 unidades em um prazo de cinco anos. O alvo são as cidades acima de 500 mil habitantes. “O ponto comercial deve ter entre 140 e 200m², estando preferencialmente perto de escolas e condomínios já que há um grande potencial para crianças de 6 a 15 anos”, explica Tuffi.
Como a operação é simples, são necessários apenas de cinco a sete funcionários – cinco para a loja e dois para a pista. Cerca de 70% do faturamento vem da loja e 30% das aulas. O investimento é de R$ 280 mil, a taxa de franquia custa R$ 40 mil e o capital de giro exigido é R$ 40 mil. O faturamento médio é de R$ 100 mil, e o lucro estimado é de 15%. O retorno médio para o investimento é de 28 meses. “Temos um conceito único e inovador. Somos a primeira rede de franquias para skateshop com aulas.” www.skatecenter.com.br