Depois de sete anos de sociedade com o cabeleireiro Ademir de Pádua, Rafael Portuga investe agora em um empreendimento próprio. O Estúdio de Beleza Portuga Hair é o primeiro do Rio de Janeiro a oferecer serviços especializados em visagismo, técnica que alia a construção da imagem pessoal às características físicas e à personalidade do cliente. O espaço foi lançado em fevereiro no Barra Square Shopping, na Barra da Tijuca, com investimento de R$ 60 mil. A expectativa é que o faturamento chegue a R$ 500 mil até o final do ano.
Ao chegar no estúdio, o cliente preenche um questionário sobre o seu estilo de se vestir, o modo como costuma arrumar o cabelo e, até mesmo, seus hobbies. “O visagismo é o conceito de desenvolver a beleza de acordo com a personalidade, anatomia, arte e comportamento social”, explica Rafael, que tem também formação em moda e personal stylist. O empreendedor não revela em detalhes a logística dos primeiros meses do negócio por questões estratégicas, mas avalia que a mudança de cabeleireiro para visagista já triplicou o seu faturamento.
Rafael nasceu em Portugal, onde, ainda adolescente, trabalhou como auxiliar na barbearia de um tio. Mora no Brasil desde 1998, quando sua família se mudou para o País. Começou a sua formação na área aos 17 anos, quando ingressou no curso oferecido pelo Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro, e trabalhou no salão por três anos como auxiliar de cabeleireiro. Em 2012, ganhou uma bolsa da L’Oréal para estudar corte avançado no Elida Hair Institute, em Paris, na França. Depois da experiência, investiu por conta própria em outros cursos de corte avançado no exterior, nos Estados Unidos, na Argentina e na especialização em visagismo, que cursou na cidade de Parma, na Itália.
www.facebook.com/pages/Portugahair-designer-e-visagista