Startup de logística, Pegaki aumenta seu alcance com nova solução focada no consumidor final

Depois de inovar no segmento de logística no Brasil, conectando e-commerces ao varejo físico para entrega de mercadorias, a Pegaki amplia sua atuação com uma solução que promete ajudar o consumidor a nunca mais perder uma entrega. Se até então o serviço de pontos de retirada estava restrito às compras feitas em e-commerces parceiros da Pegaki, agora, ele está disponível em qualquer comércio eletrônico do País. Por meio da nova solução, os consumidores poderão se livrar da dependência dos Correios e escolher entre mais de 600 endereços de entrega, como farmácias, shoppings centers e supermercados, inicialmente em São Paulo.

O CEO e fundador da Pegaki, João Cristofolini, explica que a primeira solução criada pela empresa continua funcionado normalmente: os e-commerces parceiros inserem em sua página a opção de entrega por meio dos pontos de retirada da Pegaki e o consumidor escolhe por lá mesmo essa forma de retirada. Mas, agora, a empresa vai além desse modelo e oferece o serviço direto para o consumidor. “A ideia é que ele tenha a liberdade de usar a proposta de logística da Pegaki em todas as suas compras e não esperar que aquele e-commerce seja um parceiro nosso para usufruir dos pontos de retirada”, explica.

Para utilizar o serviço da Pegaki é muito simples: basta que o cliente entre no site da empresa e se cadastre, informando o CEP de sua residência ou de seu trabalho para que a plataforma sugira os pontos de retirada mais próximos daquele endereço. Após escolher o ponto mais vantajoso, o cliente informa em qual e-commerce vai fazer a compra. Ele receberá um e-mail com o endereço do ponto de retirada e um código, que deverão ser utilizados na página de compra do produto.

“Com isso em mãos basta que o consumidor preencha normalmente a página de compra do e-commerce e, no endereço de entrega, insira o endereço do ponto de retirada. Já o código deve ser inserido no campo de complemento. Esse código entra no sistema da Pegaki e, assim que o produto chegar no ponto de retirada, o cliente recebe um SMS avisando”, completa Cristofolini. Para utilizar esse serviço, o cliente paga uma taxa de R$ 4,95 por compra.  Vale ressaltar que o peso máximo das entregas permitido é de 15kg.

O CEO está otimista com o lançamento do novo serviço, principalmente porque ele acredita que o modelo já foi bem recebido pelos consumidores no Brasil. “As pessoas não toleram mais atrasos nas entregas, não podem ficar em casa esperando o dia que a encomenda vai aparecer e também não conseguem ir a uma agência dos Correios porque estão trabalhando. Esse modelo de pick up points dá ao consumidor a possibilidade de ir buscar sua compra em um estabelecimento próximo da sua casa ou do seu trabalho em um horário que cabe na agenda dele”, reforça

João Cristofolini acredita que a vantagem de não restringir o serviço da Pegaki apenas aos e-commerces parceiros deve ajudar a empresa a crescer no Brasil. “A operação tende a escalar de maneira exponencial ainda este ano. Nosso objetivo é alcançar 3 mil pontos de retirada, o equivalente a 50% do volume das agências dos Correios. Hoje já contamos com mais de 600 pontos de retirada e realizamos mais de 40 mil entregas, número que deve aumentar como esse novo formato”, aposta.

Segundo o CEO, a rede de pontos de retirada da Pegaki comporta os mais diversos tipos de estabelecimentos, mas a empresa tem focado especialmente em farmácias, lojas de conveniências em postos de gasolina e shoppings centers. Ele lembra que, nesse modelo, os pontos de entrega se beneficiam com a atração de novos consumidores.  “Em média, 30% das pessoas que vão retirar sua encomenda acabam levando algum produto daquele ponto”, frisa.

Empresa fortalece parceria com e-commerces

Se por um lado a Pegaki trabalha para aumentar sua operação com solução focada no consumidor, por outro, a empresa permanece fortalecendo seu produto de base por meio das parcerias com os e-commerces. Em 2019, a Pegaki pretende lançar três novos formatos de serviços para esses comércios eletrônicos parceiros. As novidades são: pontos de retirada exclusivos; inserção de pontos de coleta de mercadoria para as transportadoras e expansão do serviço de reversa, que é para a devolução ou a troca do produto.

Segundo o CEO, os pontos exclusivos serão para aqueles comércios eletrônicos que desejarem ter um ponto de retirada que os atenderão com exclusividade. O benefício, nesse caso, é que o e-commerce passa a ter um ponto de referência de sua marca e pode apostar, inclusive, em publicidade e personalização do ponto.

Já o serviço de reversa por meio de um ponto físico tem o objetivo de facilitar a vida do consumidor e, assim, estimular novas vendas. “Fora da Pegaki, o cliente que precisa trocar ou devolver um produto tem que utilizar o serviço dos Correios.  Com nossa rede de pontos de retirada esse serviço é facilitado: o cliente pode deixar sua compra no ponto de retirada e o e-commerce retira”, detalha.

A novidade de inserção de pontos de coleta dentro dos pontos de retirada segue a missão da Pegaki de facilitar a logística dos e-commerces. Segundo João Cristofolini, esses pontos de coleta serão para concentrar a retirada de maior volume de mercadoria pelas transportadoras. “Na prática, o vendedor do pequeno e-commerce leva os produtos até o ponto mais próximo de seu local e uma transportadora coleta para entregar ao cliente final, reduzindo assim custos de frete”, explica.

No páreo

A Pegaki é finalista em três categorias do prêmio da ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. A empresa concorre nas categorias startup do ano, logística no e-commerce e empreendedor digital. A votação já está aberta no site da ABCOMM: https://www.abcomm.org/votacao.php

Sobre a Pegaki

A rede de pontos de retirada da Pegaki disponibiliza a solução para o problema das entregas não realizadas, sem investimento em infraestruturas caras, como lojas próprias ou lockers. O negócio funciona da seguinte forma: o consumidor compra online em e-commerces e retira seu produto no ponto Pegaki mais conveniente, que são estabelecimentos parceiros que funcionam como pontos de retirada. Dessa forma, a Pegaki traz benefícios para todos as partes envolvidas – os consumidores, os e-commerces, as transportadoras e os estabelecimentos que operam como pontos de retirada.

A Pegaki foi fundada por João Cristofolini (CEO), Ismael Costa (CTO) e Daniel Frantz (COO). Os três executivos possuem vasta experiência no mercado corporativo e de startups. João destaca-se pela construção de uma rede de franquias com mais de 30 unidades pelo Brasil, pela autoria de 6 livros de negócios, além da fundação do ResumoCast, podcast de negócios mais acessado do iTunes no Brasil.

Já Ismael Costa também é CTO e Co-fundador da ConnectMoves e profissional com experiência de dez anos em desenvolvimento de softwares e aplicativos. Por fim, Daniel Frantz foi COO e Sócio da Amplio/Metta Trading por 7 anos e é fundador da Solesto, e-commerce com faturamento de mais de R$ 3,5 milhões por ano.

O perfil dos empreendedores e o potencial disruptivo do negócio da Pegaki vem despertando interesse dos investidores. A empresa foi acelerada pela Cotidiano Aceleradora, em uma primeira rodada de investimento de R$100 mil. Em 2017, a Pegaki recebeu um segundo aporte, de R$360 mil, via EqSeed, plataforma que conecta startups a investidores. O valor foi levantado em apenas 9 dias. Já em 2018, a empresa captou R$ 1,2 milhão pela mesma plataforma. Mais informações:http://pegaki.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn