Há três anos o marceneiro aposentado Hermenegildo Garcia criou um jogo de tabuada. O que era apenas um momento de diversão acabou se transformando em negócio. Foi o filho Fábio T. Garcia, publicitário e designer, que o incentivou a comercializar o brinquedo.
A ideia deu tão certo que há quase dois anos, juntos, eles criaram a empresa de jogos interativos Matere Educacional(www.matere.com.br), que tem como propósito utilizar ferramentas pedagógicas, físicas e digitais para auxiliar educadores e alunos do ensino básico e fundamental.
Com isso, ampliaram seu leque de atuação: desenvolveram jogos nas áreas de literatura: “Olha como se escreve!”, ciências: “O que é o que é?”, que serão lançados ainda este ano, e para matemática o jogo de tabuada: “O X da Questão”, já no mercado, para auxiliar as crianças na memorização da tabuada de multiplicação sem abordar nenhum outro ponto crítico da matemática.
“Nossa ideia é motivar as crianças a aprenderem. Em ciência, buscamos despertar a curiosidade sobre tudo que nos envolve. Na literatura, tornar mais divertido o aprendizado da leitura e da escrita, e gerar prazer de aprender a ler e escrever. E, em matemática, eliminar o bloqueio que a criança possa a vir a ter por não conseguir memorizar a tabuada de multiplicação”, explica Fábio.
O X da Questão já está sendo adotado por várias escolas e a Matere também está desenvolvendo versões dos jogos com realidade aumentada, que interage com o jogo físico, graças à tecnologia.
Potencial para crescer
A Matere Educacional está de olho nos investimento que as mais de 38.700 escolas particulares do Brasil fazem em jogos que auxiliam no aprendizado. A empresa também trabalha com o público final, vendendo os jogos para pais, alunos e professores através de seu e-commerce (www.aprendatabuadabrincando.com.br).
Fábio T. Garcia acredita que o mercado brasileiro é só o começo. “Essa oportunidade não se restringe ao mercado nacional. Os jogos desenvolvidos pela Matere Educacional são universais, o ensino global necessita de ferramentas lúdicas e divertidas realmente eficazes para as crianças de hoje”, conta.
Os idealizadores do projeto já investiram cerca de R$ 200 mil vindos de recursos próprios e por meio da Aceleradora SEED MG, o qual foram acelerados em 2014. Após dois anos de dedicação exclusiva à Matere Educacional, hoje buscam parcerias nas áreas de impressão e tecnologia para melhorar ainda mais a experiência dos jogadores.
A Matere Educacional é uma startup que já foi selecionados para o programa “Visão de Sucesso” e InovAtiva da Endeavor, além de vice-campeões do concurso ‘Acelera Startup” da FIESP. Recentemente foram selecionados no concurso “Anjos do Brasil”, em parceria com o Insper e PEGN.
Eles também criaram um Programa Social: o “Dia da Tabuada”, em que são doados jogos para instituições de crianças carentes. Para cada jogo vendido, por meio de seu e-commerce, um outro igual é doado a uma criança carente.