Startups são selecionadas para imersão em Buenos Aires

Gráfico em movimento crescente, indicando a ascensão das startups

Quinze startups brasileiras foram selecionadas para participar de uma imersão no ecossistema de inovação em Buenos Aires, na Argentina. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Apex-Brasil, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que será realizada de 7 a 13 de outubro. As empresas foram escolhidas por uma comissão julgadora, de acordo com o grau de inovação, modelo de negócio, mapeamento do mercado argentino, maturidade para internacionalização e equipe.

Segundo o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a internacionalização do ecossistema brasileiro de startupstem ganhado relevância na agenda de diversas instituições no país. “Precisamos incentivar que startups brasileiras nasçam tendo em vista o mercado mundial e desenvolvam soluções e modelos de negócios para atenderem desafios globais”, destaca.

Ao longo das próximas cinco semanas, os empreendedores passarão por um ciclo de aceleração envolvendo webinars com investidores e atores do ecossistema de inovação portenho. Participam também de sessões individuais com mentores especializados em internacionalização e treinamento de pitch oferecido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, destaca a importância dessa iniciativa realizada a partir de articulação e coordenação entre vários atores do ecossistema brasileiro. “Esta imersão vai ampliar e potencializar a atuação das startups brasileiras selecionadas a partir de uma iniciativa articulada e coordenada de vários atores do ecossistema brasileiro de inovação”, disse. A experiência dessa missão, ressalta Heloisa, vai favorecer o posicionamento dessas startups como empresas globais e, certamente, vai potencializar sua presença no mercado internacional”, assinala a diretora técnica do Sebrae.

Como parte da programação, será realizado um seminário de oportunidades com executivos de empresas brasileiras instaladas na Argentina e especialistas de mercados locais. Está prevista a realização de rodada negócios com prestadores de serviços para a inserção no mercado argentino e interação com empresas brasileiras que já estão prospectando oportunidades de negócio em Buenos Aires.

As startups brasileiras também vão trocar experiências com as startupsargentinas, que participarão de uma missão similar em São Paulo. Os empreendedores visitarão, ainda, alguns dos principais atores do ecossistema de inovação da Argentina e realizam um demoday para investidores argentinos.

Segundo a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Marcia Nejaim, a internacionalização de startups é um dos temas prioritários da Agência, alinhado com uma tendência mundial de negócios cada vez mais dinâmicos e que integram grandes e pequenas empresas na busca de inovação e novos modelos de negócios. “A ação articulada entre MDIC, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec potencializa os resultados da missão, uma vez que atores importantes do governo federal e da iniciativa privada estão atuando de forma coordenada e estruturada para apoiar a internacionalização das startups no ecossistema da Argentina”, avalia.

O programa é resultado da IV Reunião da Comissão de Produção e Comércio Brasil-Argentina, organizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e pelo Ministério de Produção da Argentina. A quinta reunião bilateral deverá ocorrer nos dias 13 e 14 de setembro, quando se pretende discutir o aprofundamento da iniciativa.

Confira as startups que participam da missão na Argentina:

– 4Hoofs

– Belasis

– CloudCRM Sistemas

– Estante Mágica

– Farmin

– Hub2b

– Lett Insights

– LocalChef

– Myleus Facility

– Preamar

– Reciclapac

– Safe Trace

– TNS Nanotecnologia

– Tracksale

– Verde Ghaia

Facebook
Twitter
LinkedIn