Tendências do varejo para 2024: o que esperar da próxima edição da NRF

Agenda que reúne empresários do mundo inteiro ocorre de 14 a 16 de janeiro, em Nova York

A menos de 60 dias para um dos maiores eventos de negócios do planeta, a NRF 2024 Retail’s Big Show já atiça o imaginário de quem vive e respira varejo. A feira que traz as tendências do mercado global e desperta os mais variados insights em líderes e gestores pauta também as estratégias de competitividade.

“Participar da NRF é essencial para os profissionais que buscam se manter relevantes em um mercado dinâmico. Os impactos vão muito além do evento em si, influenciando na prática as operações e a visão de futuro do negócio, baseadas numa perspectiva global. A NRF não reflete apenas o estado atual do varejo, mas também orienta o caminho do segmento em direção a um amanhã mais inovador e sustentável”, afirma Sheila Patrícia Pereira, diretora-executiva da Father & Company Brasil, organização focada na internacionalização de empresas.

Uma das expectativas para a próxima edição é sobre quais serão as novidades do setor tecnológico, um dos grandes segmentos dentro do evento. Para Bruno Tiergarten, presidente da Blusoft, entidade que tem o objetivo de fomentar o segmento em Blumenau (SC) e região e está vinculada à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a NRF tem sido berço de inspiração. “Muito da feira apresentada na agenda se moldou para a tecnologia. Até as empresas tradicionais de tecnologia, como Google e Microsoft, por exemplo, big techs não necessariamente focadas no varejo, trazem temas relacionados à sua experiência que agregam ao setor varejista. Muitas vezes, algumas tecnologias apresentadas lá não chegam ao Brasil, mas servem de insights para empresas locais, que têm seu negócio totalmente transformado por essa ideia trazida lá de fora. Essa é uma forma de fortalecer o ecossistema”, comenta.

A experiência da NRF foi determinante para a empresa de software de Célio Bernardi, situada em Florianópolis, onde está um dos maiores polos tecnológicos do país. Em busca da visão de inovação que o evento iria apresentar, ele se surpreendeu com as possibilidades que encontrou para o setor varejista, em especial à categoria de negócios tecnológicos.

“Fomos atrás de inovação, mas encontramos também muito networking e capacitação de serviços. É uma grande oportunidade para quem participa, pois inevitavelmente ampliam-se as relações, se conecta com outros empresários de negócios afins, além de aprimorar a ideia do mindset global. Visitar a NRF é sair da zona de conforto – e quando fazemos isso, criamos a chance de inovar a empresa por meio de um pensamento global, necessário para o crescimento do negócio”, destaca Célio.

São três dias de evento, com uma plataforma abrangente de painéis, palestras e ambientes para discutir as últimas tendências, tecnologias e estratégias que devem moldar o varejo mundial. Assim, ao catalisar inovação, facilitar o compartilhamento de conhecimento e promover a colaboração, a NRF impacta o presente e o futuro das experiências de consumo.

Para tornar a jornada ainda mais produtiva, uma missão internacional está sendo organizada, com mais cinco dias de programação em Nova York. “Nos dias de feira, oferecemos uma curadoria das principais palestras e disponibilizamos todo o suporte de visita guiada ao evento, que é gigante e demanda orientação para que as impressões sejam absorvidas de maneira assertiva e produtiva, afinal, estamos falando de mais de uma centena de conferências e mais de mil expositores. Após o fim do evento, estendemos o roteiro com visitas técnicas a negócios estratégicos de Nova York que têm ligação direta com as atividades das empresas que se integrarem ao nosso grupo”, esclarece Thiago Raitez, diretor comercial e de novos negócios da Father.

Sobre a Father & Company Brasil

Com mais de 25 anos de experiência em comércio exterior, a Father Estratégias Internacionais é especializada em projetos de internacionalização de empresas, com serviços como consultoria, planejamento estratégico internacional, expansão para o mercado externo, além de operações efetivas como exportação e importação, com metodologia própria e patenteada.

Com escritórios próprios no Brasil e nos EUA, tem parceiros no Paraguai, Bolívia, Itália, Japão e Equador. Atua em mais de 30 países e é responsável por mais de 40 mil processos de negócios globais, além de ter participação na abertura de mais de 50 franquias internacionais.

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