Rede social corporativa integra colaboradores e melhora eficiência interna

Para muitas pessoas, o ambiente corporativo deve ser formal, burocrático e permeado por uma relação interpessoal extremamente pasteurizada: “Tem que ser profissional, não dar margem a intimidades”, dizem alguns defensores desse pensamento. Mas esse conceito está cada vez mais ultrapassado, abrindo espaço para outras formas de interação no ambiente de trabalho mais eficientes, humanas e produtivas.

Não se trata de institucionalizar a desorganização, mas otimizar o tempo não desperdiçando energia produtiva em processos lentos. A Cianet, empresa de Florianópolis que fornece produtos e tecnologias para operadores de internet e TV, investiu no Agrega, uma rede social interna criada para agilizar a comunicação e os processos no ambiente empresarial. A utilização da ferramenta aumentou o nível de engajamento dos colaboradores e a sinergia das equipes.

O Agrega é uma ferramenta da rede social corporativa SocialBase, desenvolvida pela empresa catarinense de mesmo nome. Ele permitiu uma mudança cultural no ambiente de atuação dos times. Como a plataforma propicia um ambiente de integração entre pessoas de diferentes setores, ficou mais fácil para cada um saber o que os colegas estão fazendo, em quais projetos estão trabalhando e quais são os direcionamentos da empresa. Para a Cianet, que em 2015 conquistou o terceiro lugar do ranking estadual do Instituto Great Place to Work, a nova estratégia mostrou resultados.

A Gerente de Marketing e Gestão de Pessoas da empresa, Viviane Goulart, destaca, por exemplo, que “as áreas da empresa estão mais unificadas. A comunicação interna melhorou, compartilhamos mais o andamento das nossas atividades”. Nesse ritmo, os resultados aparecem naturalmente: “A sinergia e a integração garantem as conquistas”.

A ferramenta tirou a carga formal da comunicação interna entre os times e deixou o ambiente mais fluido, dinâmico e eficiente. Qualquer membro da organização pode se manifestar mais rapidamente, com a mesma visibilidade. Assim, a sensação de pertencimento dos colaboradores em relação à empresa aumentou consideravelmente.

Para a Analista de Inteligência de Mercado da Cianet, Mariana Forlin, a plataforma permite disseminar as informações: “Toda semana posto no Agrega as principais notícias do mercado. Sei que esse material ajuda pessoas de outros setores a entenderem em que meio estamos inseridos e muitas vezes elas servem como insights para a produção de conteúdo para o nosso blog e até ajudam na tomada de decisões importantes”, avalia.

O CEO da SocialBase, Rada Martini, explica que desde o começo do projeto a equipe de Customer Success da SocialBase fez questão de alinhar com a equipe da Cianet quais seriam os valores que iríamos entregar com a solução: “A inovação e a melhoria na comunicação foram os principais objetivos apontados. Os resultados foram positivos porque acreditamos que aliar uma estratégia de comunicação forte a um sistema eficiente é um pilar fundamental para fortalecer a cultura e o alinhamento organizacional. Isto valoriza as pessoas e gera impacto direto no negócio”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn