Robô ajuda microempreendedores a cobrar clientes devedores

Empresas do varejo estão percebendo que o uso da inteligência artificial é uma maneira de otimizar os processos, reduzir custos e fazer uma melhor entrega dos serviços. Robôs podem ajudar, inclusive, a diminuir os índices de inadimplência, um drama enfrentado por 5,3 milhões de micro e pequenos empresários no Brasil em 2018, segundo o Serasa Experian.

Piero Contezini, CEO da Asaas, afirma que a cobrança é uma das principais dificuldades, especialmente para os Microempreendedores Individuais (MEIs), que gerenciam sozinhos seus próprios negócios. Pensando neste público, a fintech brasileira, responsável por uma plataforma para gestão de pagamentos, lançou um serviço que faz ligações de voz quando o pagamento de um boleto não é efetuado. “Medo de se indispor com o cliente, falta de tempo ou de recursos financeiros são apontados como algumas das razões que fazem com que o MEI deixe de receber pelo serviço, o que compromete o futuro do negócio. Analisamos que seria uma boa ideia oferecer esta opção, afinal, já temos conhecimento em atendimento e sabemos quais as formas mais adequadas e eficientes de fazer uma cobrança ”, completa Piero.

No formato mais simples, o sistema tem um custo de R$ 0,55 por chamada e permite escolher como será feito o contato com o cliente inadimplente. O usuário pode configurar e definir os intervalos de dias entre as ligações. O máximo são quatro, com três tentativas para cada uma delas. Há também a possibilidade de fazer cobranças extrajudiciais, voltadas a cobranças de valores acima de R$ 300.

Profissionalização do negócio – O uso da tecnologia, cada vez mais acessível, é uma alternativa para quem pretende profissionalizar o negócio. De acordo com o Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central, a falta de gestão financeira é um dos principais problemas apontados pelos MEIs. Metade deles ainda anota em um caderno o controle de receitas e gastos e 42% aceitam fiado, destes 86% contam já terem vivenciado algum problema para recebimento de pagamentos. A consequência disso é que ⅓ da categoria admite que atrasa quitação de contas, arcando com os juros.

Sobre o Asaas

Com sede em Joinville (SC), a startup oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas. Criada em dezembro de 2013, a plataforma ASAAS é uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações. Desde o lançamento da startup, o sistema já recebeu investimentos de mais de R$ 10 milhões. Os bons resultados levaram a fintech a ser escolhida uma das 50 mais inovadoras da América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 e estar entre as as 19 fintechs para se ficar de olho pela pesquisa Fintech Mining Report, realizada em 2019 pela plataforma Distrito junto à consultoria KPMG.

https://www.asaas.com/

Facebook
Twitter
LinkedIn