O investimento em TI na WJ Acessórios é constante. Toda a gestão da importadora e fabricante de bolsas, cintos e carteiras com sede em Brusque (SC) é feita com softwares próprios, menos a parte financeira. “Trabalhamos há mais de cinco anos com a Hiper, que dispõe de ferramentas para emitir nota fiscal eletrônica e cupom fiscal. Estas, pela integração com bancos e dados públicos, devem ser homologadas pelo governo. São simples de usar e nunca nos deram problema, e os desenvolvedores estão próximos caso eu precise recorrer a eles”, relata o diretor comercial da WJ Acessórios, Murilo Caetano. A Hiper é uma software house de Brusque que oferece sistemas para vendas e gestão de lojas físicas e virtuais.
Há seis meses, a WJ implantou seu sistema de e-commerce. “Como nosso sistema de gestão e finanças já estava em sistema digital e on-line, ficou mais simples para adaptar à plataforma de e-commerce, integramos todo o banco de dados”, comenta Caetano. Até então a marca atendia seus clientes através de 17 lojas próprias e 60 representantes em todo Brasil, com mais de 5 mil clientes.
“O setor de moda é o que mais movimenta recursos no comércio eletrônico, só no ano passado foram R$ 38 bilhões. Além disso, os custos de se manter lojas em shoppings e centros comerciais está muito alto, considerando aluguel, taxas e impostos. Esta retração dos shopping centers é um fenômeno que já aconteceu também nos Estados Unidos. Com a internet, desviamos desta dificuldade e não ficamos defasados quanto às novas ferramentas de venda”, conta Caetano.
Para criar a loja virtual, foram contratadas 15 pessoas só da área de programação, para realizar trabalhos como integração com os bancos, gerência comercial on-line, atendimento por telefone e outros. “Nós tínhamos o portal, mas ele não rendia vendas porque não tínhamos uma equipe por trás dele”, lembra o diretor. Na sua avaliação, hoje, com pouco mais de meio ano no ar, o e-commerce equivale a uma pequena loja da rede. “A diferença é que ele tem ilimitadas condições para crescer, e deverá crescer cada vez mais”.
Na meta do crescimento contínuo, uma nova ferramenta logo será integrada ao portal: cada loja terá um iPad à disposição do cliente através do qual ele poderá fazer o pedido de algum item que não esteja à disposição na pronta-entrega, com ajuda da atendente, e poderá escolher entre retirar na loja ou receber em casa.