Algoritmo da startup de logística ajuda empresa a diminuir emissão de CO2

Software idealizado pela empresa também possibilita redução de combustível por entrega, sendo grande aliado para investimentos em ESG

Segundo dados do sistema da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 de logística e é uma aliada nas estratégias de diminuição de impactos ambientais, a tecnologia da logtech permitiu a redução de 8% da distância percorrida por entrega de uma das maiores distribuidoras de gás e energia do Brasil. Além disso, o software da startup ainda possibilitou a diminuição de 7,5% de emissão de CO2 e de 80% de horas extras da equipe. Redução de 4% dos custos operacionais e de 8% do combustível também são dados desse case de sucesso.

As práticas ESG têm recebido cada vez mais relevância entre as empresas ao redor do mundo. É o que aponta o estudo feito pelo Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a Stilingue e com a consultoria Falconi. Segundo o material, 78,4% das respondentes afirmaram ter inserido o ESG nas suas estratégias de negócio, o que mostra o amadurecimento e o crescimento dessa vertente no Brasil. “É importante percebermos como a digitalização do setor permitiu que as empresas recebessem o apoio de tecnologias para realizar atividades capazes de diminuir impactos ambientais. A tendência é que este movimento se intensifique, uma vez que trouxe benefícios grandes e reais para as empresas e sociedade”, afirma Caio Reina, CEO da startup.

A RoutEasy atua no mercado por meio de 3 módulos: gestão, otimização e orquestração e todos eles podem agregar positivamente na hora de investir nas práticas ESG.

Com o módulo de gestão, a empresa consegue monitorar todas as etapas do abastecimento, receber alertas em tempo real e agir de forma mais rápida na hora das suas entregas, o que evita falhas e otimiza tempo. Já o módulo de otimização permite uma roteirização mais inteligente, o que garante uma diminuição de custos e distância total percorrida. Com essas tecnologias, além de reduzir os reais impactos ambientais, as empresas também possuem mais tempo para investir na parte social da sigla ESG.

Por sua vez, na orquestração do last mile, a utilização de inteligência artificial e machine learning garante eficiência e agilidade nas etapas de planejamento e atribuição de rotas, já que todo o fluxo de trabalho é 100% automatizado por meio de uma tecnologia própria, batizada de Maestro. Com tecnologias auxiliando nos processos manuais, as organizações têm mais tempo para cuidar de seus colaboradores e investir em processos que precisam da ação humana. Na prática, a RoutEasy atua com mais de 300 clientes com nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, DHL e Magalu.

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