Casa do Pão de Queijo adota solução da Yungas para modernizar gestão de franqueados

Empresa de tecnologia voltada para o setor de franchising, a Yungas oferece uma plataforma completa para gestão e comunicação de grandes redes

A Casa do Pão de Queijo, uma das marcas de cafeterias mais conhecidas do Brasil, é a mais nova rede de franquias a adotar a solução da Yungas, empresa de tecnologia especializada em franchising. Fundada em 1967, a Casa do Pão de Queijo passa a ser uma das empresas mais tradicionais no portfólio de clientes da Yungas – que, hoje, já atende mais de 30 grandes redes em todo o Brasil.

O primeiro contato entre as duas empresas aconteceu ainda em 2019, quando o método Health Score, programa de excelência utilizado na plataforma da Yungas, despertou a atenção do time da Casa do Pão de Queijo. “Buscamos um sistema único para coordenar os processos da rede, uma plataforma que otimize nossos fluxos e processos de trabalho”, explica Mariana Gambini Emerson, Gerente de Operações e Franquias da companhia.

Com mais de 50 anos de história e se mantendo ainda hoje como uma empresa essencialmente familiar, a Casa do Pão de Queijo atua em modelo de franquias desde 1987, e entende que, para se manter competitiva e relevante no mercado, precisa estar em constante atualização. A decisão de adotar a solução da Yungas aconteceu no final de 2021, quando a tecnologia incorporou novas funcionalidades e soluções customizáveis. “Estamos convictos de que a plataforma vai melhorar muito a nossa comunicação com a rede, e, em consequência, a nossa relação com o franqueado, aumentando o seu engajamento com a marca”, completa Mariana.

Até agora, a comunicação da Casa do Pão de Queijo com os franqueados era feita principalmente por WhatsApp, sem uma ferramenta específica para integração da rede. “O processo era muito demorado, já que eles enviavam as mensagens uma a uma para cerca de 180 franqueados”, comenta Bruno Effting, da equipe comercial da Yungas. “Como nosso módulo de comunicação é totalmente voltado para grandes operações, a Casa do Pão de Queijo agora vai poder enviar comunicados para todas as franquias ou grupos segmentados de franquias em menos de dez minutos, e com poucos cliques. Essa otimização gera não apenas economia de tempo, mas também maior engajamento da rede.”

A Yungas oferece uma plataforma completa para gestão de grandes redes, orientada pela metodologia de Customer Success: a tecnologia facilita a comunicação entre franquias e franqueados, centralizando diversos processos em um mesmo sistema. A solução unificada fornece uma rede de comunicação protegida, evita retrabalho e perda de informações, e aumenta a assertividade na tomada de decisões quanto às franquias; além de ser adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A comunicação da rede e vários outros processos são controlados, organizados e metrificados para garantir o padrão de qualidade do atendimento e o sucesso do franqueado.

“Precisávamos otimizar nossa produtividade e o fluxo de comunicação com as unidades”, diz Mariana Gambini Emerson, da Casa do Pão de Queijo. “A boa comunicação com a rede evita o retrabalho da equipe da franqueadora, possibilitando identificar e atuar com franquias que sinalizem questões sistêmicas que podem não levar ao engajamento do franqueado.” A implementação da plataforma da Yungas já está em andamento, e a previsão é que o sistema comece a operar em toda a rede da Casa do Pão de Queijo dentro de um mês.

Presente em todo o território nacional, a plataforma da Yungas é estruturada com base em uma metodologia orientada para o gerenciamento do sucesso do cliente e indicadores de satisfação e engajamento, além de diferentes métricas operacionais capazes de facilitar a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados. Desde 2019, anualmente, a retail tech cresce acima dos 200% em receita.

Primeira no país dedicada ao customer success no setor de franchising, a empresa já atende mais de quatro mil unidades de 30 grandes redes; entre elas Stone, Instituto Embelleze, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets e Delivery Much. A perspectiva é atender 30 mil franquias até o fim de 2023. A empresa deu um salto de 256% no faturamento em 2021 – e seu número de colaboradores passou de 9 para 22 nos últimos cinco meses; prevendo ter entre 35 e 40 colaboradores até o final do ano. No último mês de dezembro, a Yungas se tornou a primeira empresa do segmento de tecnologia para franchising investida pelo Grupo SMZTO.

A receita do pão de queijo da CPQ se mantém a mesma há quase 50 anos, e foi criada por Dona Arthêmia, mãe do fundador Mario Carneiro. A primeira loja, no centro de São Paulo (SP), foi inaugurada em 1967; e, nos anos 1980, a empresa adotou o modelo de atuação baseado em franquias. Hoje, entre lojas próprias e franquias, a Casa do Pão de Queijo conta com cerca de 250 pontos de venda, além de uma linha de produtos congelados para consumo em casa.

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