Como as fintechs podem ajudar os pequenos e médios empreendedores

De acordo com pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio, chegando a 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), à frente de países potências como os Estados Unidos e a China. Levando em consideração os dados, startups de finanças estão cada vez mais dedicadas em desenvolver produtos e serviços voltados às necessidades das micro, pequenas e médias empresas (MPME’s).

Com processos mais ágeis e menos burocráticos que os bancos tradicionais, essas startups podem ampliar a competitividade das MPMEs no mercado com taxas mais baixas, apostando em empréstimo online. Com recursos financeiros mais acessíveis, os micro, pequenos e médios empreendedores conseguem movimentar com mais tranquilidade o capital de giro da empresa, obter desconto nas compras por meio de pagamentos à vista junto aos fornecedores, além de garantir estoque para suprir a demanda de vendas.

É o caso da BizCapital, fintech de crédito para pequenas e médias empresas no Brasil, que disponibiliza crédito a partir de R$ 5 mil para micro, pequenos e médios empreendedores. “A falta de recurso imediato acaba penalizando esses empreendedores, que perdem a chance de ampliarem sua competitividade no segmento em que atuam. No entanto, hoje, 60% das pequenas e médias empresas que pediram empréstimo da nossa plataforma cresceram e 50% dos pedidos de crédito foram tomados para Capital de Giro. Esses empreendedores encontraram no empréstimo uma alternativa rápida, segura e eficiente para alavancarem seus negócios”, afirma Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

Novas formas de pagamento on-line

Para não perderem as vendas, os lojistas precisam oferecer aos clientes novas opções de pagamento, fugindo do tradicional cartão de crédito. Atenta aos movimentos globais, a PagBrasil tem em sua base de produtos próprios, o Boleto Flash – único boleto que oferece confirmação de pagamento em menos de uma hora –  e o PEC Flash, que permite o pagamento de compras digitais via dinheiro físico em qualquer lotérica, sem necessidade de conta bancária, cartão de débito ou crédito, nem mesmo da impressão de um boleto. As inovações atendem a uma tendência mundial de inclusão dos desbancarizados, criando alternativas para quem não possui contas em instituições bancárias.

Prevenção contra fraudes

Outro ponto importante que os lojistas precisam se atentar é com relação aos prejuízos financeiros causados pelas fraudes no ambiente online. Por isso, é fundamental que os empreendedores contratem soluções antifraudes para minimizar as perdas durante esse período, diminuindo os casos de falsos-positivos, ou seja, pedidos feitos por clientes legítimos que acabam sendo barrados por causa de suspeita de fraude. Quanto maior for este indicador, mais dinheiro o lojista abriu mão em razão de uma análise de risco excessivamente criteriosa. Como exemplo de antifraude podemos destacar a  Konduto, primeira empresa do mundo a monitorar todo o comportamento de navegação e compra de um usuário em uma loja virtual ou aplicativo mobile, que com uso de filtros de inteligência artificial calcula em menos de 1 segundo a probabilidade de fraude em uma transação online.

Entendimento do comportamento do clienteOutra ferramenta para ajudar a aumentar os resultados e lucros do PME é a CUKE, ferramenta de suporte de vendas. Por meio de uma interface intuitiva, os registros de compra e venda se tornam insights para novas oportunidades de negócios, pois permitem que o comerciante entenda melhor o comportamento de compra de seus clientes. A partir desses registros, a startup acelerada pelo InovAtiva Brasil permite que o empresário individual, pequeno empresário, representante de vendas independente ou profissional de vendas diretas observe de perto os resultados e declaração comercial e acompanhe o fluxo de caixa, o inventário e o histórico de vendas da sua empresa.

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