Estudo de startup de employee experience traz análise global dos setores de RH

Pesquisa realizada em 45 países revela que as empresas estão se preparando para focar em saúde mental, bem-estar, comunicação assertiva e employee experience

A pandemia tem sido a grande responsável por impulsionar mudanças corporativas e de relacionamento em vários setores. Para mostrar as as evoluções do mercado de comunicação interna e recursos humanos, a Comunica.in, startup de employee experience multisoluções que tem como objetivo melhorar o engajamento dos colaboradores e otimizar o tempo dos profissionais das áreas de RH e CI, acaba de divulgar uma pesquisa realizada pela em parceria Gallagher – GateHouse, em fevereiro deste ano, que revela as principais mudanças na comunicação entre os colaboradores de uma instituição

Mais de 800 profissionais da área de comunicação interna e recursos humanos participaram da pesquisa em 45 países ao redor do mundo. Segundo a análise feita pela startup, a comunicação de mensagens internas, que antes eram definidas somente pela alta gestão das empresas, neste momento ganham um destaque e atenção especial, pensando nos objetivos, impactos, distribuição e mensuração. Em 66% das empresas ouvidas a forma como as informações são repassadas mudou e é pensada como resultado estratégico.

Ainda de acordo com o estudo, a pandemia ainda abriu os olhos para diversas tendências corporativas que os times de RH e comunicação já estão empenhados em trabalhar: foco em saúde mental e bem-estar dos colaboradores, para 70% deles; foco em diversidade e inclusão, 55%; novas formas de trabalho, como o modelo híbrido, home office, etc, 52%; e o aumento da visibilidade da liderança, que cerca de 47% dessas empresas estão empenhadas em trabalhar a partir de agora.

Outra grande tendência descrita no estudo é o employee experience, conceito que significa muito mais do que levar informação e promover engajamento. “Esse é um novo conceito que muitas empresas já estão atentas, e que inclusive nós da Comunica.in somos responsáveis por fazer esse trabalho, de oferecer soluções que propagam a ideia de experiência e relacionamento com os colaboradores, criando um elo muito mais forte e com maior potencial para reter talentos e isso vai ser muito importante para o futuro”, explica sobre o termo o CEO e fundador da Comunica.in, Felipe Hotz.

Com isso, os líderes responderam se o employee experience é discutido a nível de CEOs nas organizações. Cerca de 33% já têm ordens claras para comandar a questão; 35% ainda não teve essa questão formalizada; e 32% não tem certeza ou não discutem. “As estratégias para implementar o EX nas empresas vão desde estruturar propósito, cultura, visão, benefícios, reconhecimentos, bem-estar, experiência digital, formas de trabalho e workplace. Employee experience é pensar na jornada do colaborador como um todo, facilitando acesso a tudo o que ele precisa para se desenvolver e trabalhar melhor. Do lado da empresa, o estratégico é conseguir mensurar toda essa jornada”, completa Hotz.

Comunicação à distância

Outra preocupação latente das empresas no momento atual é manter os fluxos de comunicação, mesmo à distância. Por isso, é necessário contar com ferramentas que promovem a interação entre os times, levando conteúdos e diretrizes a respeito da postura da empresa frente à pandemia. Conforme o estudo, entre os canais que mais tiveram aumento de uso no decorrer de 2020, os apps de mensagem foram utilizados 14% a mais, entre outras soluções.

Sobre o Comunica.In

Criado pelo empresário Felipe Hotz, profissional com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing, o Comunica.In é uma startup que surgiu em 2017 para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. É uma plataforma de comunicação e engajamento para público interno de empresas, que oferece 6 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, permitindo uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores.

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