Pesquisa realizada em 45 países revela que as empresas estão se preparando para focar em saúde mental, bem-estar, comunicação assertiva e employee experience
A pandemia tem sido a grande responsável por impulsionar mudanças corporativas e de relacionamento em vários setores. Para mostrar as as evoluções do mercado de comunicação interna e recursos humanos, a Comunica.in, startup de employee experience multisoluções que tem como objetivo melhorar o engajamento dos colaboradores e otimizar o tempo dos profissionais das áreas de RH e CI, acaba de divulgar uma pesquisa realizada pela em parceria Gallagher – GateHouse, em fevereiro deste ano, que revela as principais mudanças na comunicação entre os colaboradores de uma instituição
Mais de 800 profissionais da área de comunicação interna e recursos humanos participaram da pesquisa em 45 países ao redor do mundo. Segundo a análise feita pela startup, a comunicação de mensagens internas, que antes eram definidas somente pela alta gestão das empresas, neste momento ganham um destaque e atenção especial, pensando nos objetivos, impactos, distribuição e mensuração. Em 66% das empresas ouvidas a forma como as informações são repassadas mudou e é pensada como resultado estratégico.
Ainda de acordo com o estudo, a pandemia ainda abriu os olhos para diversas tendências corporativas que os times de RH e comunicação já estão empenhados em trabalhar: foco em saúde mental e bem-estar dos colaboradores, para 70% deles; foco em diversidade e inclusão, 55%; novas formas de trabalho, como o modelo híbrido, home office, etc, 52%; e o aumento da visibilidade da liderança, que cerca de 47% dessas empresas estão empenhadas em trabalhar a partir de agora.
Outra grande tendência descrita no estudo é o employee experience, conceito que significa muito mais do que levar informação e promover engajamento. “Esse é um novo conceito que muitas empresas já estão atentas, e que inclusive nós da Comunica.in somos responsáveis por fazer esse trabalho, de oferecer soluções que propagam a ideia de experiência e relacionamento com os colaboradores, criando um elo muito mais forte e com maior potencial para reter talentos e isso vai ser muito importante para o futuro”, explica sobre o termo o CEO e fundador da Comunica.in, Felipe Hotz.
Com isso, os líderes responderam se o employee experience é discutido a nível de CEOs nas organizações. Cerca de 33% já têm ordens claras para comandar a questão; 35% ainda não teve essa questão formalizada; e 32% não tem certeza ou não discutem. “As estratégias para implementar o EX nas empresas vão desde estruturar propósito, cultura, visão, benefícios, reconhecimentos, bem-estar, experiência digital, formas de trabalho e workplace. Employee experience é pensar na jornada do colaborador como um todo, facilitando acesso a tudo o que ele precisa para se desenvolver e trabalhar melhor. Do lado da empresa, o estratégico é conseguir mensurar toda essa jornada”, completa Hotz.
Comunicação à distância
Outra preocupação latente das empresas no momento atual é manter os fluxos de comunicação, mesmo à distância. Por isso, é necessário contar com ferramentas que promovem a interação entre os times, levando conteúdos e diretrizes a respeito da postura da empresa frente à pandemia. Conforme o estudo, entre os canais que mais tiveram aumento de uso no decorrer de 2020, os apps de mensagem foram utilizados 14% a mais, entre outras soluções.
Sobre o Comunica.In
Criado pelo empresário Felipe Hotz, profissional com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing, o Comunica.In é uma startup que surgiu em 2017 para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. É uma plataforma de comunicação e engajamento para público interno de empresas, que oferece 6 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, permitindo uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores.