A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impactou a economia mundial e a forma das pessoas viverem, seja profissional ou pessoalmente. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto FSB Pesquisa e Boa Vista SCPC, até junho de 2020, apenas 48% dos brasileiros afirmaram poder pagas suas contas em dia. Segundo o Datafolha, o desemprego no Brasil atingiu a marca de 12,8 milhões de pessoa, o que impacta negativamente na hora de honrar os compromissos financeiros.
Com isso, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, 53% dos brasileiros admitem estar endividados e 21% asseguram que precisarão solicitar empréstimos pessoais oferecidos por bancos para pagar as contas, sendo que 16% recorrerão a familiares, 14% fará o uso de cartões de crédito e apenas 12% pensam em fazer um empréstimo consignado.
Para ajudar na organização do orçamento domiciliar nesta nova realidade, startups brasileiras desenvolvem soluções que possibilitam a otimização de gastos para não comprometer a renda familiar, como:
FLASH
Com mais gente trabalhando de casa, aumentou significativamente o número de pedidos por aplicativos de delivery para refeições, medicamentos, artigos de limpeza, entre outros. Neste novo cenário, muitas empresas estão buscando aumentar a abrangência dos benefícios corporativos e os benefícios flexíveis se tornaram uma solução.
Desde março, quando se iniciou as medidas de distanciamento social, a Flash, uma das pioneiras na oferta de benefícios flexíveis, cresceu mais de 336%. Hoje a empresa conta com uma carteira de mais de 65 mil funcionários de 1,6 mil empresas espalhadas por cerca de 180 cidades, em 25 estados brasileiros.
O principal diferencial da empresa é concentrar todos os benefícios corporativos oferecidos em apenas um cartão único e bandeirado pela Mastercard® e em um app com diversos parceiros e descontos especiais, como Uber, Liv Up, empresas de curso e bem estar, como Gama Academy e Vittude, além de drogarias, como a DPSP (São Paulo-Pacheco).
Durante este período, a Flash também lançou um novo produto: o Auxílio home office, que permite as empresas creditarem valores específicos para que os colaboradores possam pagar contas de água, luz e Internet, além de permitir a compra de itens de escritórios e mobiliários, tudo no mesmo cartão em que já recebem os demais benefícios corporativos, como alimentação e mobilidade.
“A grande adesão do home office e a necessidade de oferecer mais ajuda de custos para os colaboradores estimularam as empresas a nos buscar com soluções que ajudassem e modernizassem o RH”, explica Ricardo Salem, CEO da Flash.
GRUPO H
Já o Grupo H tem como missão oferecer soluções financeiras para profissionais de empresas privadas, como educação financeira especializada e utilização de crédito consciente e produtivo.
No primeiro semestre de 2020, a empresa somou mais de 10 mil vidas ajudadas, com forte atuação para o encerramento de dívidas e regularização de CPF com instituições de crédito. Foram mais de 1,3 mil regularizações de nomes e mais de 5,5 mil dívidas encerradas dentre todos os atendimentos realizados. No acumulado dos últimos 12 meses, o número de pessoas ajudadas somente para regularização de contas supera os 10 mil colaboradores.
Segundo Roberto Ferraz, Co-Ceo do Grupo H, a união do crédito consciente, ou seja, aquele que possui um objetivo definido e que supre uma necessidade ou emergência, junto com educação financeira efetiva e de qualidade é um importante passo para regularizar as dívidas. “Nós caminhamos para um cenário onde os colaboradores de nossas empresas conveniadas terão uma relação muito mais positiva com o dinheiro, pois o primeiro passo é reconhecer essa relação conturbada e evoluir ela para algo saudável e positiva. Atuamos para que as finanças sejam um assunto que orgulhe as pessoas e não seja uma dor de cabeça”, finaliza.
Ao todo, o Grupo H já atendeu cerca de 200 mil clientes e soma mais de R$ 500 milhões em crédito injetado na economia por meio dos empréstimos conscientes.
SOBRE A FLASH
A Flash é o maior player do mercado brasileiro de benefícios flexíveis com a melhor proposta de valor para as duas pontas da cadeia, empresas e colaboradores. Para os profissionais de RH, por meio de uma plataforma intuitiva e prática, a startup permite inserir e administrar os benefícios dos colaboradores totalmente online e com baixo custo de operação. Outro diferencial é que a startup foi criada para suprir com todo respaldo jurídico e trabalhista para as empresas contratadas, como a emissão de relatórios e nota fiscais detalhando os depósitos realizados nos cartões. Já para os funcionários, a oferta é de um cartão com a bandeira Mastercard® e uma ampla de rede de uso com mais de 2 milhões de estabelecimentos em todo o País, além da possibilidade de uso nos parceiros digitais com descontos, como, por exemplo, Uber, Uber Eats, Liv Up, Carrefour, Spotity e Deezer.
Sobre o Grupo H
O Grupo H – antes denominado H3R Soluções Financeiras – nasceu, em 2005, com a missão de oferecer soluções financeiras para profissionais de empresas privadas. Fundada por Fernando Ferraz, atual CEO da empresa, a companhia se tornou uma das maiores provedoras independentes de crédito consignado privado do Brasil. Em 2019, foram mais de 20 mil clientes atendidos e mais de R$ 100 milhões em empréstimos conscientes.
A companhia atua de forma ampla em busca da utilização do crédito produtivo, possibilitando um suporte especializado a trabalhadores de diversas empresas, permitindo uma jornada financeira cada vez mais saudável.