Após um ano e meio de operação e aporte de investidores, empresa de Curitiba (PR) aposta agora no mix de produtos novos e usados.
Criada em fevereiro de 2020, logo no início da pandemia da COVID-19, a startup curitibana Voit surgiu como um marketplace de artigos esportivos usados – a ideia era unir o consumo consciente entre os praticantes de atividades físicas. Em meio a lockdowns e às incertezas econômicas e sociais, a empresa teve um crescimento de 2500% de aumento no número de usuários, acompanhado de um aumento expressivo de faturamento.
“Queremos democratizar o acesso ao esporte, mas também permitir que qualquer pessoa possa criar a sua própria loja, fazer uma renda extra e começar a faturar com produtos esportivos que não usa mais”, resume o CEO e cofundador Gustavo Bakai.
O crescimento chamou atenção de investidores e nas últimas semanas a startup fechou sua primeira rodada de captação, com aporte liderado pelo fundo Canaliza e coinvestimento de Allan Schimitt (MadeiraMadeira, Logcomex) Eric Dhaese (Rappi, MadeiraMadeira, Kraft Heinz) e André Leal (PSQA, O Boticário, BRF). Estes investidores também farão parte do conselho da startup, que também conta com Sandra Hayashida (Kyvo, Amaro, Torcedores) e Fernando Kanarski (FK Training).
A empresa fundada por Bakai e os sócios Thiago Paz e Marco Cazarim anuncia também uma mudança no modelo de negócio a partir do investimento. Agora, a Voit passa a ser um marketplace de artigos esportivos tanto de produtos usados quanto de novos. “A digitalização impulsionada pela pandemia chegou para todos os segmentos e no esportivo não foi diferente. Temos demandas diárias deste tipo de negócio e estamos desenvolvendo uma tecnologia de ponta para começar a colocar estes parceiros na plataforma”, diz o CEO.
Além disso, a Voit oferece curadoria e consultoria de vendas gratuita aos clientes. “A maior dificuldade da compra online é a falta de atendimento ao cliente. Então resolvemos sanar essa dor. Digamos que você precise comprar um tênis de corrida no tamanho 36, de uma determinada pisada. Nossa equipe estará pronta para buscar, dentre as opções disponíveis dentro do marketplace, a melhor opção, tanto segunda mão, quanto novo. Tudo isso de forma gratuita”, explica.
Com esse novo serviço, a Voit começou a recrutar talentos para prestar consultoria de venda, com experiência no mercado esportivo, e estima aumentar seu quadro de colaboradores em 300% até o final do ano. “Nossa expectativa é crescer cinco vezes até o início de 2022”, comenta o CEO.