Para evitar desperdício, Raízs conta com IA que analisa consumo dos alimentos

Com ferramenta própria, foodtech consegue avaliar hábitos de consumo e vendas de orgânicos por período e sazonalidade 

Segundo dados do movimento “Pacto Contra a Fome”, no Brasil, são desperdiçados 55 milhões de toneladas anualmente, número que corresponde a oito vezes mais o necessário para combater a fome no país. Pensando em contribuir para mudar esse cenário, a Raízs, foodtech especializada em alimentos orgânicos e pioneira em valorizar o pequeno produtor, está revolucionando a forma como se lida com o desperdício de alimentos. A empresa desenvolveu uma solução inovadora, baseada em inteligência artificial, que calcula a demanda média do consumo dos alimentos no período, com base no comportamento dos consumidores na plataforma, para assim colher apenas o necessário. A tecnologia colabora para a diminuição de desperdício de alimentos, além de ajudar no combate do uso desenfreado do solo.

A solução combina informações sobre os padrões médios de compras diárias, semanais e mensais dos consumidores da plataforma, bem como  a sazonalidade dos produtos. Esses dados são integrados à base dos pequenos produtores da Raízs, permitindo um planejamento de plantio e colheita alinhado com os comportamentos de compra dos clientes. “Nosso objetivo é gerar um aumento de renda para os pequenos produtores, evitar o desperdício e oferecer produtos frescos aos nossos clientes. Queremos continuar acelerando a transformação da cadeia de alimentos, integrando o campo à cidade”, explica Tomás Abrahão (foto), fundador e CEO da Raízs.

Além de reduzir o desperdício, a inovação também permite um controle mais preciso no envio das cestas por assinatura, opção presente na plataforma da foodtech através da análise de restrições, frequências e preferências dos clientes, realizando, dessa forma, substituições personalizadas de produtos para cada um.

“Infelizmente existe uma cultura de desperdício de alimentos no país, entender a gravidade disso e poder fazer algo para mudar pelo menos uma parte dessa realidade é gratificante. A Raízs nasceu com o propósito de valorizar a comida, o alimento, os produtores e para passar adiante essa consciência”, pontua Abrahão.

Com mais de 2 mil produtos em seu catálogo atualmente entre exclusivos de sua linha original, a Raízs é especialista em orgânicos e saudáveis. Além disso, conta com mais 800 produtores parceiros, sendo reconhecida como empresa pioneira em valorizar os pequenos produtores. Hoje, a foodtech fornece alimentos para toda Grande São Paulo, Campinas, ABC e em alguns pontos do litoral norte paulista.

Facebook
Twitter
LinkedIn