De acordo com a plataforma Nubimetrics, procura no e-commerce por shorts, conjuntos, camisetas e regatas de moda fitness aumenta 50% no último mês
O Dia das Mães, que em 2023 será no dia 14 de maio, é uma das datas mais esperadas para o e-commerce e varejo. Segundo o relatório publicado pela All In, em parceria com Neotrust e outras empresas do mercado digital, 76% dos consumidores têm intenção de ir às compras no Dia das Mães, Com essa certeza, a menos de trinta dias da comemoração, a Nubimetrics – startup argentina que empodera os sellers com dados inteligentes –, já registra procura de alguns artigos. A empresa viu aumento de demanda de 50% na categoria Moda Fitness, do Mercado Livre, por exemplo, com foco para procura de shorts, conjuntos, camisetas e regatas. Os compradores também estão buscando perfumes, tênis, sandálias, botas e bolsas.
“Analisando os dados, levantamos também que os vendedores de Calças e Joggings, por exemplo, podem ter melhor oportunidade no período, já que tem pouca concorrência. Além disso, vimos que ainda nesse setor, apenas 57% dos anúncios oferecem frete grátis. Este tipo de informação é fundamental na hora de criar novas estratégias de vendas que nos ajudem a fazer a diferença e nos destacar dos vendedores no marketplace”, pontua Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics.
Outro produto que também se destaca para o Dia das Mães, levando em consideração o desempenho da data no ano passado, é o perfume. Ele costuma ser uma ótima pedida para a ocasião, e os mais procurados até o momento são o Carolina Herrera Good Girl, que subiu 48 posições no último mês. e a colônia La Vie est Belle, da Lâncome, que se destaca nas preferências dos compradores, ocupando três posições no top 5 de itens mais procurados da categoria.
Além disso, a procura por roupas, acessórios e sapatos também tem sido uma tendência dos clientes para o Dia das Mães. Os sapatos, por exemplo, já acumulam crescimento esse ano, e os vendedores desse tipo de artigo tem tudo para faturar mais ainda. O foco da vez fica por conta dos tênis, sandálias e botas, que nunca saem de moda.
As bolsas também são procuradas pelos compradores em sazonalidades como essa. No ano passado, por exemplo, o crescimento da busca por estas peças foi de 140%, e indicam um crescimento similar neste ano. “A gente consegue observar um comportamento muito interessante na plataforma: os compradores estão optando por consumir kits com 3 e 4 artefatos deste tipo, em tamanhos e modelos variados, por exemplo. Ou seja, os sellers que trabalham com descontos em mais produtos podem ser beneficiados”, explica a especialista.
Dessa forma, entender quais mercadorias estão definindo tendências e que são mais populares no Dia das Mães pode ser uma das chaves para organizar melhor as ações e mostrar quais categorias podem ser investidas, por exemplo. “Os dados e as informações dão insumos para que os vendedores conheçam melhor a demanda, o seu próprio negócio e sua sazonalidade. Esse é o primeiro passo para entender a dinâmica e preparar as vendas para datas especiais, como essa que se aproxima”, finaliza Juliana.