A Elevor – startup gaúcha que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos – elaborou um Plano de Contingência para ajudar pequenos empreendedores a minimizarem os impactos do coronavírus nos negócios. A princípio, o material tem sido compartilhado com os clientes da Elevor, cerca de 900 pessoas espalhadas por 20 estados do país.
De acordo com Rafael Dal Molin, diretor da startup, apesar de todo e qualquer brasileiro ter noção de que é importante ter uma reserva financeira para os momentos de crise, infelizmente muita gente não consegue se organizar sem a ajuda de um profissional. Para ele, nas organizações que estão em fase inicial esse assunto acaba ficando em segundo plano e por isso estão ocorrendo tantas demissões desde que a quarentena e o isolamento social foram inseridos.
“Se o empreendedor é uma pessoa consciente e tem clareza dos riscos a que está exposto, ele provavelmente tem um conjunto de ações a serem executadas para prevenir, superar ou minimizar os impactos diante de uma emergência. Mas essa não é a realidade de todos. Levando em consideração o cenário atual, elaboramos um Plano de Contingência para fazer o possível para que os usuários das nossas plataformas mantenham a equipe sem precisar mandar alguém embora e continuem operando quando a crise passar”, explica Dal Molin.
Segundo o empresário, o Plano de Contingência tem sido compartilhado com os clientes da Elevor por utilizar as informações contidas nos softwares de gestão empresarial que cada pessoa já usa, criando cenários próximos da realidade de cada um e considerando um baixo, médio ou alto impacto nas receitas. Dessa forma, acompanhando os números em tempo real, o CEO sabe o que fazer e quais medidas têm que tomar caso cada um dos cenários exibidos no modelo ocorra, adequando, assim, os custos para que o ponto de equilíbrio seja atingido.
“Queríamos ajudar o Brasil inteiro, mas nesse momento estamos conseguindo auxiliar apenas uma pequena parcela da população. A Covid-19 deixou muito evidente a importância das tecnologias da informação e das práticas de gestão para o sucesso de qualquer negócio e vem mostrando que aqueles que estiverem mais organizados, com uma estrutura mais eficiente, sentirão menos os impactos e terão uma retomada com maior velocidade”, finaliza.
Sobre a Elevor
Startup do Rio Grande do Sul que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos com o objetivo de automatizar processos, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Com mais de 900 clientes em 20 estados do país, a Elevor tem três produtos em seu portfólio: o ERP360, direcionado para a gestão empresarial dos segmentos de atacado, distribuição, varejo e serviços, o ERP360Agro, voltado para a gestão empresarial do agronegócio, e o 1Clic, para a administração de microempresas.
Sobre Rafael Dal Molin
Mestre em Computação Aplicada e Ciência da Computação e Diretor da Elevor, startup que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos.