A Vai Fácil, startup de logística carbono neutro, ampliou em 85% o faturamento no ano passado e estimula economia colaborativa, com meta de crescer ainda mais este ano
O mercado de logística com menor impacto ambiental e responsabilidade social está em franca expansão. A Vai Fácil, uma startup de logística carbono neutro, cresceu 85% em faturamento em 2023, com projeção de aumentar 155% em 2024. A empresa, que faz entregas para o e-commerce, é especializada em last mile (última milha), ship from store (uso de lojas físicas como ponto de estoque) e logística reversa. Contando atualmente com 87 colaboradores diretos (um aumento de 29,85% na força de trabalho em 2023) e uma rede de mais de mil motoristas parceiros e 90% de sua frota própria elétrica, a Vai Fácil investe em recursos humanos, tecnologia, parcerias e sustentabilidade para gerar novos negócios.
Em 2023, a empresa conquistou novos clientes como a C&A, Camicado, Oficina Reserva e a BAW. Além disso, a Vai Fácil responde pela entrega em alguns estados de outras importantes marcas do varejo brasileiro, como a Renner, Reserva e Osklen.
O fundador e CEO da Vai Fácil, Beto Bahia, antecipa que novos contratos com grandes varejistas serão anunciados em breve e ainda chama atenção para outras conquistas recentes: “É com grande orgulho que compartilho que ganhamos o Certificado de Excelência Operacional das Lojas Renner S.A., tirando o primeiro lugar dentre as transportadoras nacionais que atendem o e-commerce da maior varejista de moda do Brasil. Além disso, pela primeira vez participamos do Ranking Negócios em Expansão 2023 da Revista Exame, maior anuário de empreendedorismo do país”.
Sustentabilidade e oportunidades
No Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, são realizadas em média 300 mil entregas por mês, um crescimento de 60,49% no último ano. Tanto em favelas (com a parceria e sociedade na Logtech Carteiro Amigo Express) como no asfalto, a startup dá prioridade a modais mais sustentáveis, com entregas de canela (a pé), de bicicleta ou em veículos elétricos (foto menor). Outra premissa é a regularização das relações de trabalho e a geração de oportunidades de crescimento profissional entre os colaboradores.
É o caso de Tiago Andrade, de 30 anos, que entrou em 2019 como freelancer de auxiliar administrativo e teve uma escalada meteórica até ser promovido em dezembro de 2023 a coordenador de Transportes. Sem experiência prévia no setor de logística, em quatro anos, Tiago foi subindo degrau por degrau e passou também pelos cargos de conferente de expedição, auxiliar de ship from store, líder de expedição, supervisor de Operações e supervisor de Transporte.
“A Vai Fácil foi o momento da virada na minha vida e na minha carreira. O ponto de destaque pra mim é a cultura da organização. Trabalhamos num ambiente fluido e feliz, porque a empresa promove oportunidades, como treinamentos mensais para os conferentes, supervisores, para a equipe, além de feedbacks individual e coletivo”, afirma Tiago.
Em 2024, todos os colaboradores da Vai Fácil farão um curso de ESG, conhecimento totalmente integrado ao modelo de negócio e que será ministrado pela coordenadora da área, Clara Saar.
Sobre a Vai Fácil:
Criada em 2016, a Vai Fácil é uma startup brasileira de logística – carbono neutro – focada em soluções sustentáveis para e-commerce. Com canais de atendimento 100% humanizados e práticas de inclusão social, a empresa se utiliza de tecnologia proprietária para gerar as métricas necessárias para medir, reduzir, reutilizar, neutralizar e informar, adotando com transparência os seus serviços, entregando mais para os clientes, para a sociedade e ao meio ambiente. Com seu compromisso ESG, a Vai Fácil é certificada empresa B, além de ser Lixo Zero e signatária do The Climate Pledge da Amazon.
Acesse o Guia de Startups da Editora Empreendedor, clicando aqui