Apesar de todas as empresas serem compostas por pessoas, não são todas as que valorizam o quadro de funcionários. Há aquelas que, por exemplo, não reconhecem seus colaboradores e afetam diretamente a produtividade no local de trabalho. Pelo menos isso é o que indica o mais recente estudo realizado pela Universidade da Califórnia (UCLA). Segundo a pesquisa, em média, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação aos outros, além de evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.
É nesse contexto que o conceito de People First, ganha cada vez mais destaque. Como em uma espécie de filosofia de trabalho, o termo trata de um conjunto de práticas para colocar colaboradores em primeiro lugar: acima do lucro da empresa, das tecnologias ou dos processos. A ideia é que a corporação deixe de enxergar pessoas como um meio para que se tornem um fim.
“Com forte impacto no ambiente de trabalho, as empresas que adotam esse tipo de filosofia, se tornam mais humanas e capazes de gerar valor tanto para funcionário quanto para empresa. Sem contar que é um modelo de gestão mais consciente, com uma maior capacidade de entender, atender e de trazer desempenho acima da média, além de fortalecer a marca do negócio”, explica Marcelo Furtado, fundador e CEO da Convenia.
Foi esse pensamento, aliado à percepção de que havia uma necessidade de levar alta tecnologia para o setor de recursos humanos, que fez com que Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli criassem a Convenia em 2012, um negócio inovador, capaz de trazer soluções por meio da tecnologia para otimizar tempo e custos de pequenas e médias empresas.
O objetivo da startup é oferecer, por meio da tecnologia, uma nova forma de pensar ao profissional de RH, transformando a maneira como conhece a área de gestão de pessoas e trazendo soluções que permitem desde controlar o pagamento dos funcionários, a gestão dos benefícios oferecidos ou uma consultoria especializada. O foco sempre está nas pessoas que estão por traz desses serviços, sejam elas, clientes, gestores das plataformas ou colaboradores das empresas.
De acordo com Furtado, com a tecnologia aliada a esses profissionais, a preocupação com os processos dá lugar para as pessoas e para boas práticas corporativas, como a people first. “Não há um passo a passo de como se tornar uma empresa people first, mas há como criar uma cultura centrada nas pessoas, a partir de um conjunto de valores, hábitos e crenças que ponham o capital humano em primeiro lugar”, avalia o empreendedor.
Ele acrescenta que, mesmo sem um manual para práticas desse tipo, há algumas aplicabilidades possíveis nas empresas como iniciar negociações do tipo ganha-ganha, ou seja, em que empregador e funcionário são beneficiados, melhorar a jornada de compra dos clientes e pensar no lucro, processos e tecnologia como um meio para o fim.
Para ajudar empresas nesse caminho, a Convenia desenvolveu um software em nuvem, que inclui todos os processos do departamento pessoal de pequenas e médias empresas. Dessa maneira, a ferramenta otimiza e desburocratiza o RH, desde a contratação até o desligamento de um funcionário.
“Um profissional de RH perde, em média, 5 dias do seu mês com rotinas de folha de pagamento. Outros 5 dias são gastos com processos manuais relativos a admissão de colaboradores. Apenas nestes dois processos, se consome cerca de 50% do mês útil de um profissional de RH. Com a utilização do Convenia, a automatização dos processos faz com que este profissional pare de gerenciar processos e passe a ter tempo para gerenciar pessoas. Este é o nosso grande objetivo”, afirma Furtado.
Nesse processo, é importante que empresas que contratem a startup tenham um histórico de dados dos funcionários. A HRtech consegue participar ativamente de todo o processo de importação desse banco e auxiliar na busca de informações junto ao contador do cliente.
Atualmente, a Convenia oferece uma cartela de produtos, com teste gratuito, como software de departamento pessoal, terceirização da folha de pagamento, gestão e contratação de benefícios e um clube de vantagens direcionado para o engajamento dos colaboradores. São mais de três mil clientes, entre elas empresas como: Itaú, Dasa, Loggi, Resultados Digitais, Sambatech, Endeavor e OAB.
SOBRE A CONVENIA
Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objeto é de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.