Com recurso, empresa deve quadruplicar o faturamento e número de clientes, além de investir na expansão dos negócios na América Latina e Europa
Em um movimento de aproximação com outros polos do ecossistema de inovação global, a Wayra Brasil, CVC (Corporate Venture Capital) early stage da Vivo, anuncia investimento na startup israelense Tachyonix, provedora de aplicativos SAP. Com o objetivo de resolver os desafios de negócios do mundo real, a empresa implementa uma plataforma proprietária e patenteada de low code/no code, que permite fornecer aplicativos com garantia livre de bugs, totalmente documentados, atualização automática, capacidade de migração de sistemas e escalabilidade. Na prática, a ferramenta reduz para dias ou semanas o que antes era feito em meses por inúmeros integradores e desenvolvedores, por um alto custo.
A rodada seed conta, além da Wayra, com a participação do fundo Stones Capital, de Alan Zelazo, sócio e fundador da Focus Energia. O recurso será utilizado para escalar ainda mais as vendas e operações de go-to-market e a expectativa é que o faturamento e a base de clientes em 2023 quadrupliquem os números na comparação com 2022, mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador.
O mercado SAP é gigantesco em todo mundo. Por ser um produto complexo, o desafio de criar aplicativos de negócios e evoluir o produto para necessidades específicas requer um trabalho que passa por várias camadas em diferentes softwares. Fundada em 2019 por Marcelo Korn, também CEO, e Rogério Balasiano, CTO, dois engenheiros com sólida experiência no setor de tecnologia e mercado SAP, a Tachyonix desenvolveu uma solução que torna esse processo mais simples, reduzindo riscos na operação e aumentando a obtenção de resultados mais rápidos, com um TCO (Custo Total de Propriedade, em tradução livre) significativamente menor. o que representa uma economia de dezenas e até centenas de milhares de reais, especialmente em grandes companhias.
Antes de fundar a startup, Korn foi firmware security tech lead da Intel em Jerusalém e Balasiano atuou por mais de 20 anos em grandes projetos de customização SAP. Para liderar a Tachyonix, contam com a expertise de Nir Bar-Lev, empreendedor isralense, líder de produto, que é Chairman da empresa. Nir co-fundou e liderou a Clear.ML como CEO, transformando-a na plataforma MLOps OSS líder mundial. Antes disso, Nir ocupou cargos de liderança sênior por mais de uma década no Google.
“Estamos entusiasmados por ter a Wayra Brasil, a qual conhecemos por meio do nosso trabalho com a Vivo como cliente, se juntando aos nossos investidores. Contar com uma um CVC que tem o respaldo do Grupo Telefónica, reforça ainda mais nossa tese e amplia a possibilidade de geração de novos negócios na América Latina e Europa, consolidando nosso movimento de expansão”, explica Marcelo Korn. Para Rogério Balasiano, “com o aporte, a Tachyonix poderá apoiar mais empresas na revolução da qualidade do serviço e dos produtos em torno do SAP, ao mesmo tempo em que reduz significativamente o tempo que os projetos levam para finalização, além de investir em recursos humanos e de cobrir os investimentos para nosso crescimento”.
Este é o primeiro investimento do ano da Wayra Brasil, mirando o potencial do mercado SAP no Brasil. Com a nova rodada, o fundo amplia o portfólio, que passa a ter 27 startups ativas. “Sabemos do potencial tecnológico de desenvolvimento de Israel. Assim como o Vale do Silício tornou-se referência no tema, o mundo está atento ao polo tecnológico israelense Com este aporte, visamos investir e gerar ainda mais negócios entre a Vivo e a Tachyonix, auxiliando o aumento da produtividade e velocidade de entrega, acelerando ainda mais o processo de transformação digital da Vivo”, afirma Gabriela Toribio, Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures.
O mercado global de SAP S4 Systems Integrator é promissor não apenas no Brasil como em todo o globo. Em 2021 era estimado em US$ 12 bilhões, com previsão de crescimento até US$ 59 bilhões até 2028. “Somente os aplicativos de negócio devem representar cerca de 35% a 50% desta projeção. Após o aporte, esperamos aumentar nossa participação nesta onda de crescimento”, finaliza o CEO, Marcelo Korn.