Dicas para ajudar lojistas a se prepararem para a alta de movimentação, tanto online como em lojas físicas
Para o varejo, fim de ano é sinônimo de vendas. Nos últimos meses do ano, as pessoas tendem a comprar mais por conta das tradições das festividades, como Natal e Amigo Secreto, que em 2022, devem movimentar juntos mais de R$73,3 bilhões e atrair 176 milhões de consumidores de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC). Pensando no crescimento da procura por produtos e presentes, a Adyen, plataforma global de tecnologia financeira escolhida pelas empresas líderes, listou algumas dicas para ajudar lojistas a se prepararem para a alta de movimentação, tanto online como em lojas físicas. Confira:
1- Use a tecnologia para atender melhor os clientes
Nos últimos anos o setor de varejo evoluiu bastante, levando-o de vez para o digital, com cada vez mais consumidores consumindo online, em sites e apps. Mesmo quando estão na loja física, métodos de pagamento pelo celular, como carteiras digitais e PIX estão se popularizando com muita velocidade. O Relatório Varejo 2022, feito pela Adyen em parceria com a KPMG, mostra que 61% dos consumidores acreditam que os varejistas devem continuar oferecendo a mesma flexibilidade multicanal que disponibilizaram durante a pandemia. Para 66% dos clientes brasileiros os varejistas devem usar a tecnologia em suas lojas físicas para melhorar a experiência. Números assim mostram que a divisão entre online e offline está sumindo, os clientes querem integração e a liberdade de comprar de uma forma e trocar de outra.
Além disso, é importante ter um bom atendimento ao cliente, tanto virtual quanto presencial. Afinal, 70% dos consumidores não comprarão em empresas onde eles tenham uma experiência de compra ruim.
2 – Evite longas filas
Nesta época do ano é normal que as lojas estejam mais cheias e com filas mais longas nos caixas. Isso acaba sendo um dos principais motivos dos clientes desistirem de uma compra. Atualmente existem maneiras de minimizar isso, como os totens de autoatendimento, ou caixas “self-checkout”, onde os consumidores passam e pagam as próprias compras ou os caixas móveis, quando os funcionários vão até o consumidor com terminais de pagamento para que ele finalize a compra logo depois de escolher ou experimentar o produto, sem fila.
O Comércio Unificado permite que tablets e smartphones tenham acesso ao sistema de pagamento integrado da loja, fazendo com que os vendedores possam finalizar as compras em qualquer lugar, não necessariamente no caixa.
3 – Teste todas as funcionalidades do ecommerce
O processo de compra online tem diversas fases e é importante que todas elas estejam funcionando bem – desde o primeiro acesso à página inicial, o sistema de buscas e filtros, as separações por temas e destaques, até o processo de finalização e pagamento.
Através dos testes no processo de compra é possível identificar problemas e falhas que podem prejudicar a experiência do cliente. Além disso, é importante checar os métodos de pagamento disponíveis, se todos estão habilitados e se todos os campos necessários para preenchimento estão funcionando corretamente.
4 – Esteja preparado para imprevistos
É sempre bom pensar que algo pode não sair como planejado, então tenha sempre um plano B. Se a rede Wi-Fi não estiver funcionando ou estiver sobrecarregada, tenha roteadores que possam transmitir sinais 4G ou celulares que recebam pagamento e tenham seu próprio cartão SIM com internet móvel, por exemplo.
5 – Tenha um programa de fidelidade que realmente valha a pena
Ter um bom programa de benefícios pode ser um diferencial na hora de escolher em que loja comprar, por isso, oferecer vantagens que realmente valham a pena e que deixem o cliente feliz e confiante são essenciais para fidelizá-lo. O Relatório Varejo 2022 mostra que para 62% dos respondentes, programas de fidelidade exigem tempo e esforço para valerem a pena e 60% dizem que raramente oferecem coisas que eles realmente querem ou usariam.
Os clientes estão abertos e dispostos a programas de vantagens, afinal 61% dos clientes que participaram do estudo fariam download do aplicativo de um varejista para ter melhores recompensas de fidelidade.
Sobre a Adyen – Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.