Bruna Havresko, CEO da Modab, e-commerce de moda feminina inclusiva, conta estratégia bem-sucedida
O e-commerce, advindo de um longo período de crescimento, deve se manter em alta em 2023 – estima-se um aumento das compras online no país de 20,73% ao ano até 2025, segundo último levantamento realizado pela CupomValido.
O segmento tem ganhado cada vez mais força pelas facilidades que oferece, como fazer compras sem sair de casa, evitar filas quilométricas nos caixas das lojas e até mesmo permitir troca e devolução sem tanta burocracia, por meio de processos de logística reversa. O Brasil, por exemplo, é o líder no ranking global de crescimento das vendas online, com 22,2% já em 2022, segundo a mesma pesquisa.
“A concorrência é certamente grande, mas, em um mercado em pleno crescimento, há espaço e oportunidades para todos conquistarem seus clientes. Basta saber como operacionalizar e como manter-se relevante durante as constantes mudanças por que o mercado vem passando”, afirma Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres.
A Modab nasceu a partir da necessidade das mulheres de encontrar peças de diferentes recortes, para corpos diversos, e continua a todo vapor desde sua criação, em 2013. Confira, a seguir, as experiências de Bruna para alavancar as vendas em 2023.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são, sem dúvida, um dos canais de mais longo alcance para se destacar, já que elas estão na palma da mão de todos. Por isso, mantenha-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas. “Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos, os diferenciais, tecnologias e benefícios. Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais”.
Invista em atendimentos multicanais
Um dos principais benefícios das compras online é poder tirar todas as dúvidas no conforto de casa. Invista em diferentes meios de contato com o seu cliente, como redes sociais, e-mails, telefones e aplicativos de mensagem. Cada um prefere ser atendido de um jeito diferente, e possibilitar diversos canais dá a liberdade de o comprador escolher como prefere ser contatado. Essa personalização faz toda a diferença na fidelização e na experiência de compra. “Ouvir o cliente, inclusive, é um dos segredos do sucesso da Modab, além do foco nas modelagens diversas. Por isso, utilizamos um sistema integrado de atendimento digital para facilitar o pronto-atendimento”.
Fidelize clientes e tenha um bom pós-venda
Conquistar novos compradores é sempre importante para alavancar as vendas, mas ser lembrado por quem já é cliente garante uma base fiel de consumidores. Quando eles encontram o produto de uma marca com a qual se identificam, o seu nível de interesse em retornar à loja aumenta consideravelmente. Por isso, a fidelização é uma fase crucial do relacionamento. “Existem vários caminhos para conquistar um cliente, mas o importante é entender suas necessidades. Se você não perguntar, não mantiver contato, é provável que ele não fale, nem dê retorno sobre a experiência de compra. Então, faça uma pesquisa de satisfação proativa; o início do ano é um período muito bom para entender as expectativas do cliente e conseguir melhorar a relação, além de descobrir os pontos fortes da sua marca de acordo com quem compra nela”.
Promova ações que atraiam a curiosidade e gerem engajamento
A identidade da marca é o cartão de visitas, é como as pessoas reconhecem o negócio. Somos seres visuais; por isso, fazer campanhas chamativas de acordo com o design já consolidado ajuda a chamar atenção e reforçar a imagem no mercado. Acompanhada de mídias bem elaboradas, uma ação visual pode ser realmente impactante e benéfica para as vendas. “Conte a história de um lançamento por meio de vídeos, fotos e o famoso save the date. Funciona tanto para lançamentos de produtos quanto para vendas de início do ano, atraindo o consumidor para uma semana de descontos de carnaval, verão ou outra data comemorativa”.
Faça promoções sazonais
Engana-se quem pensa que o início do ano é uma época parada para o comércio. Na verdade, é um dos períodos com mais temas sazonais: verão, férias escolares e carnaval, por exemplo. Aliar as datas com combos de produtos ou descontos progressivos são boas estratégias para começar 2023 alavancando as vendas. “Aqui, o ideal é destacar as promoções na página inicial do site, assim você prende a atenção do consumidor logo de cara e faz com que ele navegue em busca de outras ofertas para aproveitar a promoção. Isso também contribui para o aumento do ticket médio, sem impactar a margem de lucro de cada item”, destaca.