Confecções apostam no mercado varejista para aumentar a competitividade

De olho no mercado, dez confecções de lingerie de Juruaia, no Sul de Minas, se unem para criar uma nova marca direcionada para o mercado varejista: a Ju Jour. A nova coleção teve a consultoria do estilista Renato Loureiro e está à venda a partir deste mês, na primeira loja da marca, inaugurada no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

As empresas participantes do projeto de desenvolvimento do setor de moda íntima, promovido pelo Sebrae Minas, tiveram a consultoria do estilista mineiro Renato Loureiro para a criação da nova coleção “Aconchego de Minas”. São mais de 90 modelos entre sutiãs, calcinhas, pijamas, camisolas e corselets, criados em três linhas: Inevitável (peças básicas para o dia a dia), Meu Momento (produtos versáteis e com design diferenciado), e Depois da Meia-Noite (peças mais sensuais para a noite). A coleção é inspirada na história e cultura do Sul de Minas, e em cores, estampas e acabamentos que lembram elementos abundantes na natureza.

A consultoria de Renato Loureiro é apenas uma das ações do projeto que vem sendo construído, desde 2010, pelo Sebrae Minas, no Arranjo Produtivo Local (APL) de Juruaia. O projeto é norteado pelas tendências do mercado, como a moda rápida, reestruturação de varejo, globalização e aumento de renda e crédito das classes C e D, fortalecendo o pólo, que conta com mais de 160 empresas e gera em torno de 5 mil empregos diretos e indiretos – mais de 50% da população do município está empregada na cadeia de confecção de lingerie.

Além disso, o Sebrae Minas realizou um estudo em que foram mapeados nichos de mercado com possibilidades para atuação das empresas envolvidas no projeto. Foi a partir daí que as empresas Art Stilo, Avelar, Doce Paixão, Garota Veneno, Íntima Passion, Lanicle, Le Jolie, Linda Sedução, Ouseuse e Sonho da Lua criaram a Ju Jour. “As empresas já trabalhavam com o mercado atacadista, o desafio era conhecer o consumidor final para entender a demanda e produzir peças ainda melhores”, explica a analista da Unidade de Indústria do Sebrae Minas, Thaís Pinho.

A primeira loja estará aberta ao público em Ribeirão Preto. A escolha da cidade foi impulsionada pela logística, cidade localizada a 180 km de Juruaia, e pelo mercado consumidor expressivo e exigente que a região possui. “Será bom para o consumidor que terá produtos de qualidade, com design diferenciado e com preço justo, e para os empresários será uma oportunidade para conhecer melhor o mercado varejista, divulgar o polo de Juruaia e aumentar as vendas”, conta Pinho.

Tradição

Desde 2005, a produção das peças faz o Produto Interno Bruto (PIB) de Juruaia crescer, aproximadamente, 30% ao ano. As 160 confecções colocam Juruaia como um dos polos mais importantes de moda íntima do país, ficando atrás somente do estado do Ceará e da cidade de Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro. Estima-se que na cidade haja uma confecção para cada 60 moradores. “Um dos principais fatores de sucesso do polo industrial é a união dos empresários. Eles promovem a cidade, valorizam o produto da região e não se abalam com a concorrência interna”, explica a analista da Regional Sul do Sebrae Minas, Elcília Paulinelli.

Ju Jour
Ribeirão Shopping – Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540
Jardim Califórnia
Ribeirão Preto/SP

 

Facebook
Twitter
LinkedIn