Convenção anual realizada na primeira na primeira quinzena de janeiro em Nova Iorque (EUA) reúne o que há de mais novo no varejo mundial
Com palestrantes conhecidos mundialmente, entre eles Magic Johnson, eterno astro do basquete da NBA, a NRF´24 Retails Big Show reuniu em Nova York grandes players do varejo para apresentar as novidades e tendências do setor. Em quatro dias de evento – de 13 a 16 de janeiro – empresários de regiões e culturas diversas puderam acompanhar e analisar o que há de mais recente no mundo do varejo.
Maior evento do setor do mundo, a NRF aponta para onde o varejista deve direcionar os seus esforços. Em sua quarta participação, Flavia Mardegan (foto em destaque), especialista em vendas e fundadora da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais, traz um panorama dos principais temas abordados neste ano.
“O primeiro ponto é que o varejo precisa de uma reinvenção estratégica a longo prazo. Questões como crescimento sustentável, empoderamento dos consumidores e interpretação dos dados devem ser, mais do que nunca, levados em consideração”, enfatiza a especialista. “O estabelecimento de conexões significativas com os consumidores, proporcionando experiências personalizadas, tem sido reforçado entre os presentes. A construção de relacionamentos autênticos deve ser feita a partir da coesão entre canais físicos e digitais de vendas, o que é crucial para uma experiência consistente”, avalia Flavia.
Varejo como espaço de interação
A palestra de Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence, por exemplo, abordou alguns desafios do varejo moderno, em que ela destaca três tendências cruciais:
- Guardianship: Mudança na lógica de posse, com os consumidores passando a ser os “guardiões” dos produtos.
- Empathic AI: Utilização de tecnologias de inteligência artificial para facilitar a vida dos consumidores.
- Reality check: Valorização do real e da vida fora das telas, superando desafios da era pós-verdade. Nesse contexto, o varejo deve ser visto como um espaço de interação, aproximando os consumidores das experiências e emoções do mundo real.
Segundo Mardegan, que fez diversas lives diretamente do evento, o consumidor moderno procura também por comprometimento, responsabilidade, circularidade e rastreabilidade dentro do processo de compra e venda no varejo. Já a inteligência de dados é uma realidade e os colaboradores devem estar aptos para usar o que eles têm de informações. O objetivo é fazer com que as decisões estejam sempre alinhadas com os valores e expectativas dos consumidores. Flavia acredita que essas diretrizes são fundamentais para impulsionar a transformação positiva no varejo e provocar um ambiente mais sustentável, conectado e centrado no consumidor.