Festas de final de ano potencializam as vendas no varejo brasileiro

vendas Natal empreendedor retomada

Cerca de 118 milhões de brasileiros devem ir às compras nesse final de ano

O  período de maior aceleração de vendas no setor varejista é o final de ano. A combinação entre Natal e Ano Novo leva ao consumidor a necessidade de efetuar compras; presentes, ítens decorativos, gastos com confraternizações e até mesmo alimentos para ceia e virada de ano são indispensáveis para o consumidor.

Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 118 milhões de pessoas deverão efetuar compras no período de fim de ano, movimentando cerca de R$66 bilhões na economia brasileira.

“O Natal e Ano Novo são datas comemorativas tradicionais no calendário de consumidores e comerciantes. É costumeiro do brasileiro presentear ou elevar o consumo no período de festas de fim de ano. Todos os setores do varejo devem esperar aumento na demanda nesta época”, comenta Rogério Albuquerque, head de produtos da Card, empresa de meios de pagamento brasileira.

Dentre os meios de pagamento que serão mais utilizados pelos consumidores no final de ano, ainda segundo a pesquisa da CNDL, o cartão de crédito crédito aponta 42% de escolha de opção de pagamento, o cartão de débito e o dinheiro aparecem com 36% e 35% respectivamente.

“Os cartões, seja débito ou crédito, ainda são uma preferência para o brasileiro. Mesmo com a facilidade resultante do PIX, o consumidor ainda realiza, na maioria das vezes, suas compras”, comenta o Head de produtos da Card.

Uma nova opção para presentear

Além dos presentes tradicionais, uma nova tendência vem surgindo na hora de dar um agrado a alguém; os cartões-presentes. Também conhecidos como gift cards, eles facilitam a vida dos presenteadores que não sabem o que comprar, porém, concedem um desses cartões com valor incluso para que ela faça a própria escolha.

São diversos tipos de cartões-presente, como: vale compras em uma loja de moda feminina, voucher de consumo para restaurantes, créditos para utilização em alguma loja de aplicativos digitais e até mensalidades de streamings. O Gift Card pode ser uma boa opção de presente nas confraternizações amigos secretos de fim de ano.

A Card, empresa de meios de pagamento e tecnologia, realiza operações de venda de gift cards em suas 69 mil maquininhas espalhadas pelo país, tendo a possibilidade de também efetuar uma compra sem possuir cartão de crédito. É possível localizar um ponto de venda através da plataforma Incontre, que funciona como um localizador online de maquininhas.

“É possível observar um crescimento em vendas dos gift cards no Brasil. No último ano a modalidade movimentou cerca de 4 bilhões de reais. Na Card, cerca de 80% dos cartões presentes vendidos são das categorias de streamings e games como a Netflix, Spotify e PSN”, finaliza Rogério Albuquerque.

 

Sobre a Card – Após a junção anunciada no ano de 2021 entre o Grupo Card e a Rede Tendência, que se tornou Card, a empresa contempla mais de 20 anos de experiência no mercado de meios de pagamento e soluções de tecnologia, atuando em mais de 90 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Mais de 50 soluções podem ser encontradas na plataforma card e nas maquininhas, como telecomunicações, gift card e mobilidade urbana em todo o país.

Facebook
Twitter
LinkedIn