A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) vão assinar na próxima segunda-feira (26) o Compromisso de Parceria para a implementação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a reduzir o consumo da embalagem no Brasil em no mínimo 30%.
A iniciativa é resultado de uma parceria dos representantes da indústria do plástico com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). As cinco entidades assumirão formalmente, diante do vice-presidente José Alencar, do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab, na cerimônia de abertura da Apas 2008 – 24º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, o compromisso de estimular o consumo responsável no país.
O evento é o mais importante do setor na América Latina e, neste ano, estará voltado inteiramente ao debate da sustentabilidade no consumo. O stand da Plastivida, localizado no Pavilhão Branco (na passagem para o Pavilhão Vermelho), vai distribuir as novas sacolinhas e apresentar aos supermercadistas as vantagens do produto.
Embora as embalagens sejam mais caras, o varejo não vai arcar com custos mais altos para abastecer-se, uma vez que poderá encomendar à indústria um volume menor de sacolinhas.
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Rumo à sustentabilidade
O caminho rumo à sustentabilidade exigiu dos fabricantes brasileiros uma ação inovadora para fazer frente ao desperdício de sacolinhas e ao seu descarte irresponsável no meio ambiente. "É preciso pôr fim ao desperdício agindo em várias frentes", afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.
Produzidas de acordo com a norma ABNT 14.937, as sacolinhas ficam mais resistentes e trazem estampado o peso que suportam, oferecendo segurança ao consumidor, que pode dispensar a sobreposição da embalagem e usá-la em sua capacidade total. De acordo com simulações já realizadas pela Plastivida, com isso, é possível reduzir em pelo menos um terço a distribuição das sacolinhas nos supermercados.
O projeto piloto, que será instalado no dia 28 em 18 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e 4 de outras bandeiras – e depois espalhado para o restante do país, prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens efetivamente necessário para transportar as compras.
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O presidente da Plastivida, que firmará o acordo em nome da indústria, lembra que qualquer campanha de mudança de comportamento deve levar em conta os hábitos dos consumidores. "O melhor caminho é oferecer às pessoas alternativas sem deixar de atender às necessidades práticas do seu dia-a-dia", afirmou Francisco de Assis Esmeraldo.
Pesquisa realizada pelo Ibope no fim do ano passado com 600 pessoas mostrou que nada menos do que 71% delas manifestaram-se favoráveis ao uso de sacolinhas plásticas como a forma ideal para o transporte de compras. Revelou ainda que 100% usam as embalagens para o descarte do lixo doméstico, dispensando a compra de sacos para esse fim.
Embora jamais se tenha estimulado esse reaproveitamento, os consumidores perceberam a vantagem e fizeram a troca, o que praticamente universalizou, nas áreas urbanas do país, o acondicionamento dos resíduos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde – e sem acréscimo nas despesas das famílias.
"O desafio, portanto, está em promover ações capazes de sensibilizar as pessoas sobre a importância de usar responsavelmente as sacolinhas", disse Esmeraldo.
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Sobre a Plastivida, o INP e a Abief
A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos foi fundada em 1994. Nesses 13 anos de vida, acumulou grande conhecimento em áreas como educação ambiental, responsabilidade social e legislação sobre manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e reciclagem. Com esse perfil, a entidade vem promovendo a interação entre a sociedade, os governos e as indústrias do setor. A utilização ambientalmente correta do plástico está entre seus principais objetivos.
O Instituto Nacional do Plástico (INP) iniciou suas atividades em 1989 com o propósito de atuar como vertente tecnológica da cadeia produtiva do plástico. Trabalha ainda no sentido de tornar o mercado brasileiro de plásticos mais competitivo no cenário internacional e desenvolve projetos a partir das seguintes frentes de trabalho: Qualidade e Produtividade, Tecnologia, Agronegócio, Qualificação Profissional, Normalização, Imagem do Plástico e Exportação.
A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), criada em 1977, reúne hoje 166 empresas responsáveis pela produção de diversos tipos de embalagens. Tem como um de seus principais objetivos promover a integração de toda a cadeia produtiva do plástico até a empresa usuária de embalagem. A entidade também fomenta a reciclagem de conhecimentos e a atualização tecnológica e mercadológica das empresas do setor nos âmbitos nacional e internacional.