Mesmo com dinheiro extra no bolso, classe C preza preço baixo

Mesmo com dinheiro extra no bolso, os consumidores da classe média procuram preço baixo no momento da compra, item que fica atrás somente da qualidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, em resposta à pergunta *quando você tem um dinheiro extra, o que procura em uma marca em 1º lugar?*, 39% das pessoas da classe C disseram ser, acima de tudo, a qualidade. A proporção das que responderam ser preço baixo foi de 20%, a mesma dos que apontaram que o produto seja de uma marca preocupada com a saúde.

A pesquisa considerou como classe média, a C1, com renda referencial de R$ 1.194, e a C2, com renda referencial de R$ 726.

Outros itens
Os dados ainda revelaram que 9% escolheram o produto que seja de uma marca preocupada com o meio ambiente, de acordo com a tabela abaixo:

*Quando você tem um dinheiro extra, o que procura em uma marca em 1º lugar?*

Item Respostas
Qualidade superior 39%
Preço baixo 20%
Que seja uma marca preocupada com a saúde 20%
Que seja uma marca preocupada com o meio ambiente 9%
Que seja uma marca famosa 8%
Que seja a marca nº 1 do mercado 2%
Variedade de sabores, embalagens e tamanhos 1%
Que seja uma marca inovadora 1%

Fonte: Nielsen

Hábitos de consumo
Os dados mostram que o consumidor desta classe social vai a cada quatro dias fazer compras, enquanto, em 2005, ele ia a cada seis dias. No ano passado, ele comprou em seis tipos de varejo. Os supermercados, porém, atingem 100% desta população.

No segmento C1, 41% dos consumidores são conscientes, ante 31% no C2. Este tipo de brasileiro é aquele que aproveita as semanas de promoção, se importa com a variedade de produtos e marcas, gosta de comprar tudo de uma vez, escolhe marcas por preço/qualidade, e procura ofertas em tablóides.

Os batalhadores, por sua vez, são 36% no segmento C1 e 31% no C2. Normalmente, são mulheres que fazem compras sozinhas. Costumam percorrer pontos-de-venda em busca de promoções, pagam em dinheiro e acessam a maioria das categorias.

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