Saiba quais são os quatro pilares para a digitalização nas empresas de varejo

Marcelo Dantas destaca os pontos para a digitalização das empresas do varejo

Marcelo Dantas (foto em destaque), diretor de inovação da Farmarcas, reforça os cuidados para que o processo ocorra de forma segura e eficiente

Muito se fala da digitalização nas empresas de varejo, mas ponto relevante a ter em mente é que essa vai além do simples uso da tecnologia. Assim, é preciso compreender que inovar envolve a transformação do pensamento e a adoção de uma mentalidade voltada para a nova economia. “Isso significa estar aberto a melhorias nos processos, utilizar dados como base para a tomada de decisões e adaptar-se rapidamente a novos formatos e modelos de negócio”, enfatiza Marcelo Dantas, diretor de inovação da Farmarcas, administradora de redes farmacêuticas.

O diretor vem trabalhando em processos de digitalização da Farmarcas, que conta atualmente com 1.500 lojas em diversos pontos do País. Dessa experiência ele destaca que a digitalização é um processo constante, que requer a constante revisão e adaptação dos processos internos.

Marcelo Dantas ressalta a importância de promover uma mentalidade de questionamento e buscar sempre maneiras de melhorar. Nesse sentido, quatro pontos são fundamentais para a digitalização: conectividade, dados, cultura e pessoas. “A conectividade é essencial para integrar as ferramentas e processos da empresa, facilitando a colaboração entre as diferentes áreas. A utilização de dados de forma inteligente é outra peça-chave da digitalização, permitindo tomar decisões embasadas em informações relevantes”, explica o diretor da Farmarcas.

Ele complementa que “a cultura organizacional também desempenha um papel fundamental, incentivando a inovação e a adaptação constante. Por fim, temos as pessoas, é preciso incentivar a busca por capacitar os colaboradores e envolvidos, aumentando a capacidade analítica e promovendo o compartilhamento de conhecimento”.

Pilares da Digitalização – Marcelo Dantas também ressalta os quatro pilares que levam à digitalização e as tendências que estão moldando o mercado atualmente.

  1. Modelo de Negócio Moderno – é importante questionar constantemente o modelo de negócio e explorar maneiras inovadoras de operar no mercado farmacêutico. Também é preciso adaptar-se às mudanças e de pensar além do convencional, buscando oferecer aos clientes uma experiência diferenciada. A digitalização, nesse contexto, é fundamental para impulsionar a modernização e otimização dos processos.
  2. Conectividade com o Consumidor – O segundo pilar aborda a importância da comunicação e da conexão com o consumidor. Existe a necessidade de estabelecer uma comunicação cada vez mais próxima e personalizada, utilizando ferramentas tecnológicas para promover essa interação em tempo real. A promoção da conectividade é essencial para atender às expectativas do cliente e criar relacionamentos duradouros.
  3. Processos Eficientes e Evolutivos – Neste pilar, se tem a importância de mapear, medir, gerenciar e aprimorar os processos por meio de ferramentas tecnológicas. É necessária uma abordagem eficaz e eficiente na gestão dos procedimentos, garantindo a qualidade dos serviços prestados e a satisfação do cliente.
  4. Utilização de Dados – O quarto pilar aborda a relevância dos dados na era da digitalização. A promoção da digitalização não se trata apenas de implementar ferramentas tecnológicas, mas de compreender, analisar e utilizar as informações obtidas para tomar decisões estratégicas. É fundamental reforçar a importância de adquirir a capacidade de entender e interpretar dados para impulsionar a inovação e o crescimento do negócio.

Conceitos complementares – Além dos pilares da digitalização, outros conceitos relevantes são necessários para adequação ao mercado. Como é o caso da volatilidade e a complexidade do cenário, destacando a necessidade de adaptação e inovação constantes. A pandemia, segundo Marcelo Dantas, evidenciou a importância de estar preparado para mudanças e lidar com a incerteza.

“Um conceito que temos sempre em nosso campo de visão é a ambidestria organizacional, que consiste na capacidade de equilibrar as demandas presentes e futuras do negócio. É importante manter um olhar atento para as necessidades imediatas e, ao mesmo tempo, investir em projetos que tragam valor a longo prazo”, explica Marcelo Dantas.

Esse ciclo de observar as mudanças no mercado e se adaptar constantemente é fundamental para evitar que os produtos e serviços se tornem obsoletos e percam valor. Por fim, é fundamental destacar que a inovação e a digitalização não se restringem apenas aos recursos tecnológicos. É um processo que envolve a mente e a atitude das pessoas, que precisam se mexer, buscar referências, replicar boas práticas e estar abertos a experimentar.

Facebook
Twitter
LinkedIn