As empresas do varejo paulista registraram alta de 3,2% nas vendas de maio, frente a igual mês de 2007. A elevação foi sustentada pelas vendas do Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal.
Os dados fazem parte da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), divulgada nesta quarta-feira (2) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
Destaques positivos
No quinto mês do ano, dos nove setores pesquisados, sete apresentaram resultados positivos em relação ao mesmo mês do ano passado.
São eles: Vestuário, Tecidos e Calçados (27,9%), Concessionárias de Veículos (12%), Eletrodomésticos e Eletrônicos (8,3%), Lojas de Móveis e Decoração (10,5%), Material de Construção (3%), Farmácias e Perfumarias (2,3%) e Supermercados (1,5%).
Quedas
Por outro lado, o grupo de Autopeças e Acessórios foi o que registrou o pior desempenho no quinto mês de 2008, com queda de 31,1% no faturamento, ante maio do ano passado.
Além desse, o setor de Lojas de Departamento registrou decréscimo de 15,6% – o oitavo consecutivo – no período em questão.
Acumulado do ano
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas no varejo obtiveram alta de 5,9%, na comparação com o mesmo período de 2007.
Dos nove setores pesquisados, sete tiveram alta no faturamento neste período: Vestuário, Tecidos e Calçados (24%), Eletrodomésticos e Eletrônicos (16%), Material de Construção (14,3%), Concessionárias de Veículos (12,9%), Móveis e Decoração (12%), Farmácias e Perfumarias (2,8%) e Supermercados (3,3%).
Já Lojas de Autopeças e Acessórios e Lojas de Departamentos tiveram queda, no acumulado do ano, de 29,9% e 13,9%, respectivamente.