Detalhes cruciais

Quem acha que é impossível ser bem-sucedido em duas carreiras ao mesmo tempo não conhece a história de Reinaldo Marques Varela. Piloto profissional de rali e fundador da rede de restaurantes Divino Fogão, Varela tem um segredo para manter sólida sua atuação nos dois segmentos. “O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de um empreendimento, e mesmo de uma corrida. O piloto nunca corre sozinho: ele precisa de um navegador que lhe dê tranquilidade para fazer o que sabe. O mesmo acontece nas empresas”, afirma Varela.

Em seu currículo no automobilismo, ele coleciona mais de 300 corridas disputadas, com 100 vitórias. Nada mal. Entre elas, o título mundial de Rali Cross Country, o sul-americano de Rali de Velocidade e sete campeonatos brasileiros de Rali Cross Country. O piloto ainda tem 14 participações no Rali dos Sertões, competição que lhe deu um título geral e cinco vezes o primeiro lugar em sua categoria. O sucesso nas pistas se estende para a carreira de empreendedor. A rede de franquias Divino Fogão tem 120 unidades em 20 estados brasileiros. As duas carreiras começaram em 1984. Como empreendedor, Varela abriu o restaurante São Paulo – que, 19 anos depois, viria a se chamar Divino Fogão. A infância na fazenda da família em Mirandópolis, interior de São Paulo, o inspirou a servir comida bem brasileira.

O piloto e empresário conta que a atenção aos mínimos detalhes é decisiva para o sucesso nas pistas e nos restaurantes. “Já ganhei uma prova por conta de milésimos de segundos, e percebi que há uma linha que separa sucesso e fracasso, e que tudo é decidido em detalhes.” Varela também aponta a inovação e a coragem como elementos fundamentais para os empreendedores. “Se você é o pioneiro, não pode parar. Procure sempre inovar, estar à frente dos outros, ter um diferencial para não perder espaço para potenciais concorrentes”, aconselha o piloto empreendedor. Site: www.divinofogao.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn