Embrapa lança variedades de girassol que prometem mais lucro

As novas cultivares têm ciclo precoce e agradam quem investe na cultura.

As abelhas só querem o pólen da superfície. Já os pesquisadores buscam algo mais profundo, as sementes que nascem no miolo do girassol. Para isso, é preciso um contato entre as flores macho e fêmea. O “namoro” é estimulado para produzir as sementes.O resultado é conferido no campo experimental da Embrapa. Uma área foi plantada com duas variedades no mesmo dia, uma tradicional e outra desenvolvida com flores bonitas, bem abertas, mais amarelas.

O tempo para uma ficar igual a outra é de mais ou menos 10 dias, mas é importante que os agricultores que queiram começar a investir saibam que para cada região do país há um prazo diferente entre plantio e colheita.Tudo depende do clima, segundo a pesquisadora Regina Villas Boas Leite. Em Roraima, por exemplo, o processo levaria cerca de 75 dias, em Londrina, 110 dias. Mas esta é a única diferença. Os atrativos são os mesmos em qualquer lugar.

Em relação às sementes normais, o híbrido é mais produtivo, em vez de 1.500 quilos por hectare, rende 2.000 quilos por hectare.As sementes já estão no mercado. Os grãos de girassol são usados principalmente para a extração de óleo para as indústrias de alimento e na produção de biodiesel.Na variedade BRS-324, as sementes têm um teor de óleo maior, 48%, enquanto as normais apresentam 40%. As novas sementes também resistem mais a doenças que afetam o crescimento da planta.

As abelhas só querem o pólen da superfície. Já os pesquisadores buscam algo mais profundo, as sementes que nascem no miolo do girassol. Para isso, é preciso um contato entre as flores macho e fêmea. O “namoro” é estimulado para produzir as sementes.

O resultado é conferido no campo experimental da Embrapa. Uma área foi plantada com duas variedades no mesmo dia, uma tradicional e outra desenvolvida com flores bonitas, bem abertas, mais amarelas. O tempo para uma ficar igual a outra é de mais ou menos 10 dias, mas é importante que os agricultores que queiram começar a investir saibam que para cada região do país há um prazo diferente entre plantio e colheita.

Tudo depende do clima, segundo a pesquisadora Regina Villas Boas Leite. Em Roraima, por exemplo, o processo levaria cerca de 75 dias, em Londrina, 110 dias. Mas esta é a única diferença. Os atrativos são os mesmos em qualquer lugar. Em relação às sementes normais, o híbrido é mais produtivo, em vez de 1.500 quilos por hectare, rende 2.000 quilos por hectare.

As sementes já estão no mercado. Os grãos de girassol são usados principalmente para a extração de óleo para as indústrias de alimento e na produção de biodiesel.

Na variedade BRS-324, as sementes têm um teor de óleo maior, 48%, enquanto as normais apresentam 40%. As novas sementes também resistem mais a doenças que afetam o crescimento da planta.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn