O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro que obteve maior crescimento nas vendas do comércio varejista no mês de fevereiro. É o que aponta a última Pesquisa Mensal do Comércio (PME), divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o volume de vendas do setor cresceu 21,48% em fevereiro de 2008 em comparação ao mesmo período do ano passado, a maior taxa de crescimento do país. Quando incluídas as vendas das atividades de veículos, motos, peças e materiais de construção, o chamado comércio varejista ampliado, o crescimento sobe para 25,78%.
De acordo com o economista do IBGE, José Aldemir Freire, "desde outubro de 2007 que o volume de vendas do comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte vem se acelerando. Com isso, no acumulado dos últimos 12 meses (fevereiro de 2007 a fevereiro de 2008), o crescimento das vendas no Estado voltou a superar o crescimento das vendas no país". No acumulado dos 12 meses, as vendas do setor cresceram 15,28%, acima das médias do Nordeste e do Brasil.
Quando analisado o resultado dos dois primeiros meses do ano, a situação do Rio Grande do Norte também é bastante favorável. No primeiro bimestre, as vendas cresceram 22,52%, considerado o melhor desempenho do Nordeste e o terceiro maior do país, atrás apenas dos estados do Espírito Santo e Rondônia