Estratégias digitais para o varejo

eBook - Estratégias Digitais - Varejo

Até o final deste ano 2,7 bilhões de pessoas (39% da população do mundo) estarão usando a internet, segundo a União Internacional de Telecomunicações – 2013. E as previsões de crescimento não param por aí. Eric Schmidt, presidente do conselho executivo do Google, previu que a população mundial estará totalmente conectada em 2020.
Hoje no Brasil já são mais de 100 milhões de usuários na internet e é na esteira desse crescimento que o comércio do varejo online continua a aumentar o volume de negócios no País.
Dados da pesquisa WebShoppers, feita pela e-Bit, em 2013, apontam que o e-commerce crescerá 25% em relação a 2012, com um faturamento de R$ 28 bilhões.
Alguns recursos tecnológicos, como as compras por celular (mobile commerce) e a integração com as redes sociais (social commerce), contribuirão para que o segmento continue se expandindo e gerando novos negócios no Brasil. Segundo a Anatel, no Brasil um celular é ativado por segundo e, por minuto, são vendidos cinco tablets, 11 desktops e 17 notebooks. Um contingente de quase 80
milhões de usuários acessam a internet, via smartphone.
Seja online ou off-line, cada vez mais empresas ingressam neste segmento, desde um pequeno mercado de bairro até um grande grupo do varejo nacional. Por isso, diferenciar-se da concorrência é essencial. Muitas empresas buscam a qualificação e o reconhecimento do público com melhorias nos produtos e no atendimento prestado. Porém, cada vez mais empresários do segmento têm apostado no relacionamento com o consumidor como fator gerador de negócios e que dá
visibilidade à marca.
Uma maneira encontrada pelos varejistas brasileiros para criar esse relacionamento com os clientes é apostar em presença digital. A internet mostrou-se um eficiente canal para disseminar conteúdos com a cara das empresas, além de funcionar como dinâmico meio de contato com os consumidores. E para criar essa via de diálogo com os diferentes públicos, é preciso planejar cada ação. Se você busca um projeto online para o seu varejo online, continue lendo este e-book.
Neste material educativo, usaremos nossa experiência em estratégias digitas para mostrar como uma empresa do varejo pode se beneficiar da web para criar presença online, interagir com a clientela e criar engajamento com a marca. Nos capítulos a seguir, você verá as peculiaridades do marketing para o varejo, a importância de um posicionamento na internet e como criar um pós-venda ideal com ajuda da web. Além disso, bolamos um guia rápido para que você comece a organizar um planejamento digital completo e abrangente na sua organização.
Esperamos que esse texto ajude a sua empresa a consolidar uma estratégia de atuação online, mostrando as principais vantagens que se tem ao investir na internet.
Boa leitura e mãos à obra!