Lojistas e empresários do comércio varejista terão uma atração especial na ABF Franchising Expo 2011. Durante o evento, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho, na capital, o Sebrae-SP apresentará a Loja Modelo. Nela, visitantes poderão analisar e comentar erros comuns no visual de uma loja, além de receber dicas de como melhorar o layout, sem custos.
A Loja Modelo é um espaço destinado a empresários do varejo. Nela, recebem orientação sobre gestão, marketing, finanças e demais temas que impactam diretamente nos resultados de um pequeno comércio. A iniciativa tem como objetivo orientar o empresário, de forma lúdica e experimental, sobre como aperfeiçoar o ambiente de uma loja, partindo de soluções simples até as mais sofisticadas, melhorando as vendas de modo geral.
Durante a ABF Franchising Expo 2011, a Loja Modelo contará com visitas orientadas para fornecer explicação técnica sobre os itens mais importantes dentro de uma loja. Nesta versão, a loja é voltada à moda feminina. Nela podem ser encontrados itens típicos de uma loja e que atendem ao Ciclo Visual Merchandising, como vitrine, layout, iluminação e exposição de produtos, além de tecnologias de segurança e automação acessíveis ao pequeno varejista.
Programa Comércio Varejista
A Loja Modelo faz parte do Programa Comércio Varejista. A primeira versão da loja foi apresentada ao público no ano passado, durante a Feira do Empreendedor. Mais de 900 visitantes participaram das visitas guiadas durante o evento.
Lançado pelo Sebrae-SP, como versão piloto, em 2006, o Programa Comércio Varejista foi reformulado e passou a ser oferecido em todo o Estado desde março. Voltado para todo o segmento do comércio varejista, atende em especial lojas de confecções para público jovem e adulto, masculino e feminino.
O primeiro ciclo de atividades do Programa prevê palestras, visitas de consultores aos estabelecimentos, diagnósticos empresariais e consultorias individuais e coletivas. “Avaliamos fachada, vitrines, iluminação, acesso à loja, disposição dos produtos, facilidade de locomoção. São 20 itens fundamentais para que o cliente sinta-se bem naquele ambiente, faça suas compras e decida voltar”, explica o consultor do Sebrae-SP, José Carmo Oliveira. A partir deste relatório individual, são sugeridas melhorias e acompanhados os resultados.
Na etapa seguinte, o foco das atividades fica sobre a gestão. “Nós montamos, com o empresário, um cronograma de visitas para resolver questões sobre Tecnologia da Informação, finanças, estrutura de atendimento e de relacionamento com clientes. Ao todo, são quatro visitas à loja, com atendimento individual”, completa Oliveira. O ciclo completo do Programa leva de três a quatro meses.
Varejistas interessados no Programa poderão receber mais informações também durante a ABF Franchising Expo. As visitas orientadas à Loja Modelo são gratuitas, oferecidas a todos os visitantes da feira. A ABF Franchising Expo é uma realizada anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste ano, o evento acontece entre os dias 8 e 11, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte.