Mentorias orientam pequenas empresas com potencial de crescimento

Foto: Julio Cezar Agostini, Heloísa Menezes e Romero Rodrigues

Ampliar a visão empresarial e aprender com quem já sabe. Esse é o objetivo do Programa de Desenvolvimento de Empresas de Alto Impacto, uma parceria entre Sebrae e Endeavor aplicada pela primeira vez no Paraná e em Santa Catarina, com cerca de 70 empresários que possuem como característica principal o potencial para se tornarem proprietários de grandes empresas.

Desde janeiro deste ano, esse grupo de empreendedores vem recebendo mentorias de executivos de grandes empresas, além de participarem de atividades coletivas e de visitas técnicas. A ideia é possibilitar aos gestores à frente desses negócios, muitos deles com perfil bastante inovador, a troca de experiências com outros empresários e profissionais mais experientes.

No dia 20 de agosto, o grupo se reuniu em Curitiba para fazer um balanço final dos resultados e dividir conhecimento. Segundo o consultor do Sebrae no Paraná, Emerson Cechin, as empresas de alto impacto são aquelas que possuem um perfil específico e que, por conta de seus modelos de negócio, projetam um crescimento rápido. “O programa está alinhado à estratégia estadual do Sebrae no Paraná, já que temos uma linha de ação voltada ao desenvolvimento de pequenas empresas que possuem um potencial para se tornarem grandes. Essas empresas possuem um perfil diferenciado, por apresentarem uma proposta de negócios mais arrojada, inovadora e escalável, que projeta um crescimento rápido em um curto período”, explicou.

No total, 36 empresas do Paraná e 37 de Santa Catarina, em sua maioria voltada para soluções em tecnologia, receberam um total de 230 mentorias, entre individuais e coletivas, em temas específicos, como finanças, operações e mercado. A última mentoria, realizada durante o encerramento do projeto, foi com o empresário e conselheiro da Endeavor, Romero Rodrigues.

O fundador do site Buscapé – que compara preços, produtos e serviços – e atualmente é uma das empresas da holding Buscapé Company, falou aos empresários sobre a criação da empresa, em uma época em que a internetainda era novidade, e que precisou se reestruturar inúmeras vezes para chegar onde está. Entre as dicas para os empresários, Romero Rodrigues acrescentou que “é preciso ser resiliente, consistente e conhecer os limites entre o sucesso e o fracasso”.

Além disso, com o crescimento rápido e a junção de outras empresas ao grupo, foi essencial o fortalecimento da cultura organizacional, a valorização dos talentos e a busca por inovação. “O colaborador precisa saber qual é o propósito da empresa, comprar o sonho junto com você e dar espaço para que ele crie coisas novas e se sinta envolvido no crescimento da empresa”, reforçou Romero Rodrigues.

Força propulsora

Presentes no evento de encerramento do programa, representantes do Sebrae Nacional, Sebrae no Paraná e Sebrae em Santa Catarina saudaram os empresários que, a partir de agora, têm a responsabilidade e o compromisso em se tornarem mais eficientes e fortalecidos para a geração de emprego e o fomento à economia nos estados em que atuam.

A diretora-técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, ressaltou que, apesar de ser uma instituição especialista em auxiliar os pequenos negócios, o Sebrae quer que essas empresas cresçam. “Encontramos no Paraná e em Santa Catarina um terreno fértil de empresas com alto potencial. Nosso trabalho é oferecer ferramentas para esse crescimento e viabilizar essa transferência de pequena para média ou grande empresa”.

“Muito em breve, vocês deixarão de ser atendidas pelo Sebrae, pois possuem o grande potencial de se tornarem empresas líder de mercado e esse será o grande indicador do nosso êxito, pois a função do Sebrae é ser a força propulsora para que vocês sejam vencedores”, destacou Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae no Paraná, aos empresários presentes.

Prontos para crescer

Maurício Santos, Luiz Fernando Natal e Hario Tiepo são três dos empresários paranaenses que fecharam o ciclo de mentorias da Endeavor e Sebrae. Apesar de terem modelos de negócios diferentes, para todos eles, a grande lição que fica é a de que é preciso pensar grande.

Tendo como mentores executivos de empresas como o Banco Itaú e a Allianz, para Maurício Santos, da Virtual Informática, empresa de Ponta Grossa especialista em desenvolver softwares para gestão de seguros, a participação no programa abriu sua visão para enxergar um novo mercado. “Pretendemos expandir nossos serviços para também auxiliar as pequenas empresas a colocarem em prática tudo o que aprendem com o Sebrae”, contou.

Trabalhando no ramo de alimentos orgânicos, Hario Tiepo, da Verde Brasil, viu no programa uma oportunidade de trocar experiências com empresas que deram certo, mesmo com as dificuldades. Com mentorias no ramo de mercado e produtos com foco em alimentação, o empresário de Piraí do Sul percebeu que, para conquistar mercado, é preciso sair do comum “independentemente do segmento, mercado ou produto, uma gestão coerente e com propósito é o que faz dar certo. É preciso ter algo além da técnica e do trabalho diário. As mentorias ajudaram a me posicionar no mercado e a focar em produtos com qualidade diferenciada”, assinalou.

Com informações da Agência Sebrae

Crédito imagem: Felipe Miretzki

 

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