Poucas empresas têm Código de Ética, revela pesquisa

Entre as 500 maiores empresas em atuação no Brasil, apenas 148 ou 29,6% delas possuem e/ou disponibilizam em seu site corporativo nacional o Código de Ética. O dado integra a pesquisa Código de Ética Corporativo 2008, do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, divulgada na quinta-feira (14).

Entre as 352 que não possuem ou não disponibilizam para o público os Códigos, em suas páginas nacionais da web, 105, número que corresponde a 29,8%, o fazem no site corporativo global, por também serem estrangeiras. Destas 105, 15 trazem Códigos de Ética traduzidos para vários idiomas, inclusive o português.

Sobre os Códigos de Ética
De acordo com o estudo, 85% dos Códigos de Ética prevêem o relacionamento com diversos stakeholders, indicando a crescente preocupação das empresas em atender e satisfazer os interesses de todos os públicos que fazem parte de seus negócios, no dia-a-dia. Inclusive, em muitos destes casos, destacam a preocupação com o meio ambiente.

Quase a totalidade dos Códigos de Ética explicita a obrigatoriedade de se reportar ao superior imediato, à diretoria ou a algum departamento específico, como Recursos Humanos ou Comissão de Ética, toda e qualquer desconformidade com aquilo que é imperativo no código.

Entretanto, somente pouco mais da metade indica claramente que a empresa não permitirá qualquer tipo de represália àquele que cumprir a determinação de reportar as desconformidades ao Código de Ética. Em muitos deles, a empresa se compromete apenas em tratar o assunto confidencialmente.

Quanto ao balanço social, um terço das organizações (176) elabora e divulga o Balanço Social contendo as ações corporativas com foco na responsabilidade socioambiental. Além disso, 15% das empresas (75 das 500), de alguma forma, já destacam na homepage e/ou na página Relação com Investidores o tema "Sustentabilidade".

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Afinal, o que é ética?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que poucos sabem explicar o significado, quando alguém pergunta. No Dicionário Aurélio, ética é definida como "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

A palavra ética vem do grego ethos e, em seu significado, poderia ser escrita com "e" minúsculo, significando morada, ou com "E" maiúsculo, significando costumes, sentido que mais se aproxima da idéia que temos hoje de moral, de virtude. Agir eticamente é construir o próprio caráter e direção à virtude e é também construir o bem comum tal como o entendemos em nosso meio, em nossa comunidade.

A ética pode ser representada pela honestidade e integridade de conduta em todas as áreas de nossa vida. Por exemplo, no mundo dos negócios, as empresas não têm vida própria. Seus funcionários, de todos os níveis hierárquicos, é que dão vida à empresa. Então, o padrão de conduta de cada um dos colaboradores e a somatória das atitudes de todos determinarão se uma empresa é ética ou não.

Se a situação não estiver clara, algumas perguntas podem ajudá-lo na tomada de decisão em situações de dúvida ou conflito:

    * Pensando nos valores e princípios corporativos, tenho confiança de que a minha empresa apoiará minha decisão?

    * Minha decisão reflete a ação mais correta nessa circunstância?

    * Se outras pessoas tomassem essa mesma decisão na empresa, isso poderia prejudicar o negócio, a imagem ou a reputação de minha empresa?

    * Posso sustentar minha decisão diante de meus pares, de meu gestor e mesmo da minha família?

    * Aconselharia esta decisão à outra pessoa que estivesse em situação semelhante?

    * Se minha decisão fosse publicada nos jornais, ela seria um bom exemplo?

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O que é código de ética?

Veja como a pesquisa define código de ética: "declaração do conjunto de direitos, deveres e responsabilidades corporativas para com todos os stakeholders, refletindo os princípios e os valores da empresa, a gestão social e ambiental e o conjunto das normas de conduta para dirigentes, executivos e colaboradores, como também para os integrantes da cadeia produtiva, mediante os quais atuam as premissas que enriquecem os processos decisórios da empresa e orientam o seu comportamento. Além disso, deve ser o principal instrumento de governo e da gestão estratégica das empresas".

O Código de Ética pode ser interpretado como a Lei Maior da empresa, sua Constituição, ou seja, trata-se de uma "Carta dos Direitos e Deveres Fundamentais", através da qual a empresa indica e esclarece as suas próprias responsabilidades éticas, sociais e ambientais e, assim, este instrumento tem a função de explicitar um tipo de Contrato Social que liga a empresa aos vários grupos e indivíduos que interagem direta ou indiretamente no dia-a-dia de seus negócios.

Ele deve conter:

    * Missão e visão da empresa

    * Princípios e valores da empresa

    * Princípios éticos gerais

    * Princípios gerais de Justiça e eqüidade no relacionamento com os stakeholders

    * Gestão, tratamento, respeito e preservação do meio ambiente

    * Gestão da sustentabilidade

    * Normas e padrão de comportamento da empresa e de seus colaboradores

    * Organismos internos para reportar alguma desconformidade ao código

    * Procedimentos e padrões de atuação e controle (órgãos internos)

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio da internet. No mês de fevereiro de 2008, foram acessados todos os 500 websites das empresas de maior destaque no cenário nacional.

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