Uma pesquisa mostra que 46,67% dos laboratórios fabricantes de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos para farmácias projetam um crescimento de 11% à 20% nas vendas desses produtos neste ano, por conta das mudanças ocorridas no varejo de drogarias.
O levantamento foi feito pela Abradilan (Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais), que representa 118 empresários do segmento farmacêutico.
A pesquisa leva em conta mudanças como a regulamentação RDC 44/2009 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de colocar os medicamentos atrás do balcão.
Com o espaço liberado na área de vendas das farmácias pelos medicamentos, os produtos de higiene, perfumaria e cosméticos ganharam mais exposição, chamando mais atenção dos consumidores.
Por isso, segundo a entidade, a indústria tem apostado em lançamentos e no aumento da distribuição de produtos de alto valor agregado focados no canal farma, como dermocosméticos, nutricosméticos, perfumes e maquiagens de luxo.