Aos 27 anos, Isabela Blasi lidera empresa de dados que cresceu 200% em 2022
A vontade de empreender em um negócio inovador levou a catarinense Isabela Blasi (foto), de 27 anos, à fundação da Indicium, empresa que impulsiona enterprises a uma cultura data-driven e que tem em seu portfólio companhias como Burger King e Fundação Bill e Melinda Gates.
Antes de abrir o próprio negócio, Isabela cursou Direito no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Reconhecendo a importância da inovação para o mundo moderno, é especialista em aceleração pela Universidade de Berkeley da Califórnia (EUA) e ex-pesquisadora pelo Greens, programa em parceria com a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
A catarinense sempre teve o sonho de empreender em um negócio inovador, ao perceber o cenário das enterprises de quererem utilizar os dados para tomar decisões assertivas, principalmente a longo prazo, com os sócios Matheus Dellagnelo (CEO) Daniel Avancini (Diretor de Dados) e Vitor Avancini (Diretor de Tecnologia), fundou a Indicium.
“Percebemos que as enterprises já entenderam a relevância de usar dados e, por isso, aumentaram consideravelmente seus investimentos em soluções complexas para a área, especialmente nos últimos anos. Apesar disso, nem sempre conseguiram implementar ou deixar as soluções ativas, gerando baixo retorno no investimento” explica Isabela. “Pensando nisso, direcionamos nosso negócio para atuar em toda a jornada de dados. Da estratégia à implementação, garantindo uma continuidade no desenvolvimento de uma cultura data driven”, completa.
Segundo o site de dados Statista, a busca de empresas por dados de mercado e por medir e conectar dados internos com os do setor tem aumentado. Até 2025 serão alcançados 181 zettabytes, quantidade capaz de circular o planeta Terra duzentas vezes. O principal diferencial do negócio é ser One-Stop-Shop, a empresa oferece consultoria, criação de plataformas e produtos de dados personalizados, além do treinamento de colaboradores e clientes.
Na prática, por meio de um diagnóstico do negócio, a Indicium constrói uma estratégia de dados customizada, acompanha, fomenta e otimiza projetos para facilitar a escala e seguimento da jornada data driven. O que inclui formar talentos, treinar e capacitar clientes em metodologias como Modern Data Stack, usada por empresas como Spotify, Uber e Airbnb.
“Com a alta competitividade do mercado, precisamos ter um posicionamento diferenciado. Hoje, como diretora, lidero a área responsável por desenvolver novos negócios por meio de parcerias estratégicas que impactou diretamente em mais de 50% do faturamento do último ano, com nossos clientes internacionais e parceiros”, comemora.
Isabela liderou ainda a expansão da empresa de dados para os Estados Unidos, em 2021, que atualmente representa 40% da base de clientes da Indicium. O departamento de Novos Negócios e Parcerias Estratégicas, sob seu comando, foi responsável por 50% da receita do último ano. Para este ano, a expectativa é que a empresa alcance R$ 30 milhões de faturamento.
Desde a criação, em 2018, a empresa catarinense Indicium já realizou mais de 185 projetos para mais de 4 países, com 400 milhões em ROI calculados, diminuindo gastos e possibilitando ganhos por meio de decisões baseadas em dados que levaram a melhores resultados.
FICHA
ISABELA BLASI
Idade: 27 anos
Cidade natal: Florianópolis
Formação (acadêmica): Direito
Cargo atual: Co-fundadora e Diretora de Novos Negócios na Indicium