A diretoria pretende manter o foco em soluções digitais e ampliar atuação regional da entidade
A ABF – Associação Brasileira de Franchising realizou Assembleia Geral Ordinária (AGO), na qual foram eleitos por aclamação, com unanimidade de votos, os novos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o biênio 2025/2026.
Conforme estabelece o Estatuto Social da Associação, cabe ao Conselho Diretor implantar as ações que visam cumprir a missão da ABF: promover o desenvolvimento do franchising brasileiro nacional e internacionalmente, além de fortalecer institucionalmente a entidade, com o apoio e direcionamento do seu Conselho. Já o Conselho Fiscal é responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da ABF.
O atual presidente Tom Moreira Leite (foto em destaque) foi reeleito e comandará a segunda maior associação de franquias do mundo pelos próximos dois anos. CEO e sócio do Grupo Trigo – controlador das marcas China In Box, Spoleto, Gendai, ASA Açaí e Koni Store –, Tom foi vice-presidente da entidade entre 2019 e 2022 e presidente do último biênio (2023 e 2024). A ABF possui atualmente mais de 1.700 associados e representa um mercado que movimenta mais de 2% do PIB.
MAIS DIGITAL
De acordo com Tom, os dois últimos anos foram de consolidação do setor frente ao impacto da pandemia. “O franchising saiu mais digital, resiliente, responsivo e vem mantendo a sua trajetória de desenvolvimento. Nossa gestão trabalhou incansavelmente para isso, tendo avançando ainda mais em seu advocacy e em seu caráter educacional, lançando plataformas como ABF Academy e o Portal Parceria Sebrae ABF, além de programas como PADF (Programa de Aceleração de Desempenho de Franqueados), em parceria com
a FIA, e o 1º Concurso de Consultoria de Campo, que dará ao autor da melhor monografia como prêmio a oportunidade de cursar gratuitamente o MBA Gestão de Franquias ABF/FIA”, disse.
Segundo o presidente reeleito da ABF, a Associação também avançou na interiorização do franchising, expandindo o trabalho da entidade por todo o País e este trabalho será aprofundado no segundo mandato. “Queremos aprofundar essas conquistas e avançar ainda mais em temas como Reforma Tributária, franchising íntegro, educação e ESG, que segue como um dos pilares da nossa gestão.”
A vice-presidência no próximo biênio fica a cargo de Decio Pecin. Sócio e CEO da rede CNA e CTRL+Play, Pecin é contabilista e administrador de empresas, com especialização em Economia e Mercados e MBA CTI pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUC-SP e com MBA em Gestão de Shopping Centers pela FGV-SP, o executivo ocupou cargos de direção e superintendência no Banco Bradesco, Açotubo e na Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
“Agradeço ao presidente Tom Moreira Leite pelo convite dessa jornada. Estou bastante honrado e me sentindo desafiado para cumprir um bom papel com meus colegas na ABF. Espero encontrar uma jornada de aprendizados e pessoas que tenham a consciência de que estamos aqui para nos encher de conteúdo, práticas éticas e conquistas coletivas. Que tenhamos um biênio de muitas realizações”, disse Pecin.
Decio Pecin compôs a mesa da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que foi presidida pelo diretor financeiro da entidade, Jae Ho Lee, com a presença também do diretor de Marketing e Comunicação da Associação, Rodrigo Abreu, e do gerente Jurídico, Bruno Lucius. “Em nome da ABF, agradeço o apoio de todos. A diretoria eleita continuará executando seu trabalho com total transparência e ética, primando pela diversidade e pelo atendimento das necessidades de seus associados e do mercado de franquia.
A Comissão de Ética permanece por mais um biênio sob a presidência de Sylvia de Moraes Barros. Fundadora e CEO da rede The Kids Club, Sylvia exerceu a função de coordenadora da Comissão de Educação antes de comandar o atual colegiado.
FORTALECIMENTO REGIONAL
Reforçando e ampliando ainda mais sua presença por todo o País, a ABF terá a partir de 2025 uma nova diretoria regional: São Paulo Capital e Grande SP, liderada por Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor.
A nova diretoria se soma às regionais Centro-Oeste, Interior de São Paulo e Sul, e também às regionais que ampliaram a sua atuação: Minas Gerais, que passou a abarcar também Espírito Santo; e Nordeste, que também atenderá o Norte. Além das regionais, a ABF tem atuação no Rio de Janeiro através da seccional.