Quem deseja empreender precisa aprender a gerir

por Monica Pupo (monica@empreendedor.com.br)

Conduzida pela Endeavor em 2012, a pesquisa “Empreendedorismo nas Univer­sidades Brasileiras” mostrou que 60% dos universitários brasileiros pensam em abrir um negócio no futuro. No entanto, o estudo também observa que, embora muitos estu­dantes pensem em ser empreendedores no futuro, poucos se preparam para abrir um negócio: mais de 55% dos potenciais empre­endedores nunca cursaram uma disciplina li­gada ao empreendedorismo. Não por acaso, a falta de conhecimentos sobre gestão está entre os principais entraves à abertura de novos negócios.

Para solucionar o problema, uma das alternativas mais eficazes consiste em esti­mular a educação empreendedora dentro das universidades. É o que faz o “Bota pra Fazer”, plataforma de capacitação empreen­dedora aplicada em universidades de todo o País pela Endeavor, organização sem fins lucrativos de fomento à cultura do empre­endedorismo. Prestes a ser implantado em Santa Catarina, através de uma parceria com o Sebrae, o programa tem como objetivo ensinar os universitários a detectar oportuni­dades de criar seu próprio negócio de forma inovadora.

Com duração de um ano, o curso utiliza a metodologia FastTrac desenvolvida pela Fundação Kauffman, organização norte-ame­ricana especializada em empreendedorismo. Disponíveis nas modalidades on-line ou pre­sencial, as aulas focam em atividades práti­cas, incluindo brainstormings, depoimentos de empresários e dicas para desenvolver um plano de negócios. “A ideia é aproximar es­tudantes do ambiente empreendedor para garantir que teremos profissionais bem pre­parados para empreender, não apenas na iniciativa privada, mas também dentro das organizações e em suas vidas profissionais de maneira geral”, explica Marcos Mueller, coordenador da Endeavor em Santa Catari­na.

O programa também inclui diversos ca­sos de empreendedores brasileiros de suces­so, que ajudam a enriquecer a teoria a partir de suas experiências pessoais. “Ao fim do programa, o aluno poderá formatar um pla­no de negócio a partir de todas as questões que responderá ao longo do curso.” O ma­terial didático foi adaptado para o ambiente de negócios brasileiro por professores espe­cialistas em empreendedorismo de algumas das melhores instituições de ensino brasilei­ras (FGV, Insper, Ibmec, PUC-RS, Unicamp, Inatel, Senac, entre outras).

Até o momento, o “Bota pra Fazer” já ca­pacitou exatos 23.052 alunos em oito estados brasileiros. Entre as instituições parceiras, es­tão mais de 20 das mais renomadas universi­dades nacionais, como Anhembi Morumbi, ESPM-RJ, FGV-EAESP, ITA Newton Paiva, PUC-RS, PUC-PR, UFPR, UFRJ, Unicamp, entre outras. Além dessas, o Instituto Edu­cacional da BM&F Bovespa também aplica o programa para empreendedores vinculados a incubadoras e parques tecnológicos.

Em Santa Catarina, onde está prestes a ser implantado, o curso deve atender inicial­mente 2 mil estudantes da Universidade Fe­deral de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Uni­versidade do Contestado (UNC). Na UFSC, por exemplo, a parceria ocorreu no início de novembro de 2013, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e será coordenada pelo professor Rolf Hermann Erdmann. Em todas as universidades, as aulas práticas iniciam no primeiro semestre de 2014. Marcos Mueller espera que a iniciativa desperte o interesse dos estudantes catarinenses e que os pre­pare para colocarem suas ideias em prática. “Hoje os jovens acreditam no empreende­dorismo como um opção de carreira, mas apenas 30% deles buscam capacitação para fazê-lo”, destaca.

Lançado em 2010, o “Bota pra Fazer” foi implantado pela primeira vez num curso de MBA do Ibmec-RJ. Já na PUC-RS, quem conclui o programa ganha uma certificação adicional em empreendedorismo. “Não exis­te uma maneira única de aplicar a metodo­logia. Todo o conteúdo, com videoaulas e exercícios práticos, está presente em uma plataforma virtual. Desta forma, preparamos os parceiros, treinando professores que se tornam facilitadores do conteúdo progra­mático e oferecendo recursos didáticos para que os alunos desenvolvam suas próprias iniciativas de educação empreendedora”, explica Marcos.

Desde que foi lançado, o programa já ajudou a fazer a diferença na vida de muitos jovens aspirantes a empreendedor. É o caso de Caio Braz, um carioca de 23 anos que acredita no poder dos negócios com propó­sito para revolucionar o mundo. Formando em Engenharia Mecânica do ITA, Caio já fez cursos com professores de Harvard e Stan­ford. Bolsista da Fundação Estudar, passou nove meses trabalhando no movimento Oa­sis SC que levou 300 jovens a construírem mais de 20 espaços públicos em comunida­des abaladas pelas enchentes em Santa Cata­rina, em 2009.

Em 2011, junto a outros amigos, ele criou a rede Polinize, que reúne jovens que desejam montar um negócio que transforme a realidade do País. Atualmente, é proprietá­rio do Backpacker.net.br, um mundo que virtualiza a experiência de viagem para en­sinar inglês de forma rápida, barata e diver­tida. A ideia do site nasceu durante o “Bota pra Fazer” ministrado no ITA em 2012 e foi uma das ganhadoras da Liga dos Campeões, acelerada pela Artemísia Negócios Sociais e integrante do Startup Network da Endeavor Brasil.

Quem também já participou do curso foi Thiago Feijão, idealizador da plataforma QMágico, que conecta brasileiros em um ambiente de aprendizado compartilhado on-line. Lançada em 2012, a start-up ofere­ce gratuitamente videoaulas de matemática com conteúdos do ensino fundamental e médio e tem também uma plataforma adap­tativa em que redes e instituições de ensino podem inserir seus conteúdos, propor ativi­dades on-line, fazer avaliações de alunos e acompanhar o desenvolvimento de estudan­tes e professores de maneira individualizada. Além disso, é oferecido ainda um treinamen­to de ensino híbrido para os professores que passarem a adotar a plataforma em sala de aula.

“Durante o curso ‘Bota pra Fazer’ você enxerga cases de sucesso e, com isso, perce­be que é possível criar o impossível”, destaca Thiago. Para ele, os maiores desafios do em­preendedor estão relacionados a encontrar uma maneira de aprender rápido. “Se você já sabe onde achar informações ou tem uma bagagem de conhecimento relevante, as coi­sas caminham mais rápido.”

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