Confira tudo para abrir o próprio negócio e nunca teve coragem de perguntar

Mulher na frente de um computador, sugerindo que está administrando um pequeno negócio

 

Plano de Negócios é a melhor maneira de se preparar um empreendimento de sucesso e aqui estão algumas perguntas que você deve responder para ajudar a acelerar o processo

Passadas as festas de fim de ano e com todo o calendário de 2023 pela frente, esse pode ser um bom momento para botar a cabeça para funcionar e começar a elaborar o plano de colocar em prática aquela antiga ideia de abrir o próprio negócio. E os empreendedores que estão começando podem se antecipar e entrar em ação antes de dedicar muito tempo para desenvolver um plano de negócios, o que pode ajudar a esclarecer o objetivo de seu empreendimento e antecipar alguns problemas antes que eles surjam.

O Business Plan não é uma tarefa burocrática, não é coisa de administradores formados, ou do “pessoal do marketing”. O Plano de Negócios é o momento em que o empreendedor olha com toda a atenção para si mesmo, para o negócio que pretende abrir, para o mercado que pretende atuar, o consumidor que deseja encantar e a concorrência que precisa superar.

Embora a ideia de criar um plano de negócios possa parecer um trabalho grande, que pode ser especialmente desafiador para um empreendedor com tempo limitado, é um exercício que vale a pena.  Portanto, aqui está uma oportunidade: tente responder as perguntas abaixo. À medida que for avançando, seu plano de negócios começará a tomar forma.

  • Existe demanda para o que você quer vender?
    1. Como você sabe se realmente há demanda? Como você determinou isso? Quem você já ouviu dizer que estaria interessado nessa demanda?
    2. A falta de demanda é um problema muito comum e recorrente para as pessoas que procuram vender um produto ou serviço inovador. Algumas empresas não decolam porque depois de vender para o primeiro círculo de contatos (amigos/parentes) e o segundo (amigos dos amigos), as vendas diminuem ou podem até mesmo cessar.
    3. Uma dica para antecipar este problema: você pode usar o Google Trends para ver se as pessoas estão procurando por seu produto ou serviço específico e também verificar se as buscas estão aumentando ou diminuindo ao longo do tempo. Dependendo do volume, você pode até verificá-lo por estado para entender se a demanda é maior em outros lugares. Uma vez que você tenha determinado que há interesse e demanda, você pode contar com o GoDaddy para criar uma loja on-line e vender em qualquer lugar em todo o Brasil.
  • Este setor tem muita concorrência, ou está sendo mal atendido?
    1. Quantos concorrentes este setor tem? Eles vendem em seu mercado (internet ou bairro)?
    2. Se sua área de interesse tem múltiplos concorrentes operando exatamente onde você quer operar, você precisa ter um diferencial muito grande no início de sua jornada. Por outro lado, isto pode ser uma indicação de que há uma alta demanda para o produto ou serviço que você está tentando vender. Para tirar proveito dessa alta demanda em seu setor, você pode tentar:
      • Criar comunicações melhores e mais claras para seus clientes. Com o GoDaddy Studio você pode criar conteúdo de aparência profissional que esteja alinhado com sua marca de maneira rápida e fácil sem a necessidade de um profissional ou conhecimento de ferramentas de design. Algumas empresas se concentram apenas nas mídias sociais, mas para que você se diferenciar crie um belo site e uma loja on-line para começar a capturar a demanda ativa dos mecanismos de busca.
      • Serviço/pós-venda: analise as reclamações nas redes sociais de seus concorrentes ou no Reclame Aqui, e explore como sua empresa poderia melhorar o produto, o serviço ou a experiência.
    3. Se o mercado que você busca atuar for mal atendido, responder as perguntas acima ajudará você a encontrar um produto/serviço mais completo e adequado
  • Você precisa planejar a receita
  1. É importante pensar em quanto dinheiro você precisa para começar, quanto você precisa para manter o negócio funcionando uma vez iniciado, e quanto tempo você pode conseguir se manter antes de fazer suas primeiras vendas. Uma boa regra geral é planejar ter dinheiro suficiente para 6 meses a um ano sem receber um único real.
  2. Não esqueça de calcular quanto em marketing você precisará gastar, por exemplo, com campanhas na mídia através de redes sociais e mecanismos de busca. Faça uma estimativa: para cada 100 reais gastos com a mídia, quanto devo receber de volta? Com o tempo, você precisará fazer isto por cada atividade de marketing.

Agora que você tem as bases para um plano de negócios, é hora de arregaçar as mangas e procurar uma plataforma de negócios que possa ajudá-lo a formatar e manter o Plano de Negócios organizado e atualizado. Considere um parceiro de negócios que também possa lhe oferecer as ferramentas que você precisa no início e que possa fornecer conhecimentos adicionais e orientação à medida que seu negócio cresce. Sucesso na sua jornada empreendedora!

 

Sobre a Godaddy  – A GoDaddy capacita empreendedores para o cotidiano digital, em todo o mundo, fornecendo ajuda e ferramentas para o sucesso on-line. A GoDaddy é o lugar aonde as pessoas vêm para dar um nome à suas ideias, construir um site profissional, atrair clientes, vender seus produtos e serviços e gerenciar seu trabalho. Nossa missão é dar a nossos clientes as ferramentas, insights e as pessoas para transformar suas ideias e iniciativas pessoais em sucesso. Para saber mais sobre a empresa, visite www.GoDaddy.com

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