Empresários aumentam vendas em 40% após capacitações

A panificadora Pão de Batata, localizada na zona sudeste de Teresina (PI), é um exemplo de que capacitação e persistência são elementos fundamentais para o crescimento de uma empresa. Os empresários José Francisco Moraes e Cláudia Valéria de Moura buscaram o Sebrae para aprender mais sobre gestão de negócio e como avançar no mercado.

Há três anos, a panificadora é atendida por meio do projeto Indústria da Panificação. Desde então, os empresários participam de cursos, consultorias e missões técnicas promovidas pela instituição. “Nós procuramos o Sebrae porque poderíamos encontrar orientações e informações importantes para a evolução da nossa empresa. Sempre estamos interessados em conhecer mais sobre produtividade, marketing, controles financeiros, planejamento estratégico e tantos outros assuntos que fazem parte da vida de um empresário”, comenta José.

Os empreendedores contam que participaram de consultorias do Sebrae na área de produção. “Verificamos que era possível reduzir gastos e aumentar a produção com um bom planejamento e organização desde a compra da matéria-prima até a finalização dos produtos. Nesses últimos anos observamos que houve um incremento na produção e também o aumento nas vendas”, enfatiza Cláudia.

 

Outra capacitação ofertada para a empresa foi a consultoria Boas Práticas de Fabricação (BPF). A consultoria se baseia em vários critérios. O consultor verifica nos estabelecimentos os aspectos que precisam ser melhorados para que o empresário se adeque a exigências de estrutura, higienização, equipamentos, limpeza e organização dentro de sua empresa.

A persistência e a visão empreendedora dos empresários também contribuíram para as melhorias no empreendimento. Após participarem da Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos, Fipan, eles decidiram implementar mudanças no layout da empresa para otimização dos espaços. Cláudia e José adquiriram balcões e expositores mais modernos e que utilizavam luzes de LED, além da própria iluminação do ambiente, que hoje é feita por lâmpadas fluorescentes.

Já na ocasião da Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae, que contempla dezenas de capacitações e ideias de negócio, o casal assistiu a palestra ministrada por Rogério Shimura que destacava técnicas de processo de panificação e congelamento, são tendências de mercado desse setor. A técnica de congelamento vem ganhando espaço e, como tendência de mercado, muitas padarias podem começar a vender para outras cidades, estados e até países. De acordo com José, após as melhorias e inovações houve um incremento de 40% no volume de vendas e no faturamento da Pão de Batata.

Para a gerente de Indústria do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha, é importante que os empresários busquem informação e conhecimento constantemente.“O Sebrae disponibiliza diversas soluções para o empreendedor que deseja avançar no mercado. São consultorias tecnológicas, palestras sobre vários temas, cursos e eventos que promovem o aumento da competitividade e sustentabilidades dos negócios. Todas as capacitações são pensadas de forma a atender às demandas do mercado”, afirma Mirna.

Pão de batata

Em 1997, Claudia e José precisavam ampliar sua renda mensal. Eles começaram a vender pães em uma bicicleta na região do bairro Renascença. Os vizinhos e amigos apreciavam o produto e as vendas foram aumentando. Após um tempo, os dois decidiram comprar um imóvel para montar a panificadora. Um dos pães que mais vendia era o pão de batata doce. Com um gosto peculiar e preferência dos clientes, a iguaria se tornou símbolo do negócio.

Em 2007, os empreendedores decidiram adquirir um imóvel para se estabelecerem e formalizar o empreendimento, o qual batizaram de Pão de Batata. A partir de então, a empresa foi crescendo e se tornando cada vez mais famosa. Hoje a panificadora conta com sete funcionários e um espaço bem maior. Para o futuro, os empresários vislumbram modernizar cada vez mais a panificadora e aumentar a produção.

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