Com aportes a partir de R$ 150 e estratégias montadas por gestores especializados no setor de fundos imobiliários, aplicativo oferece a possibilidade de rendimentos com aluguéis a partir de imóveis locados para empresas como Mercado Livre, Coca-Cola e Amazon
Investir em imóveis é uma tradição entre os brasileiros, atraídos pela segurança e solidez que esses ativos transmitem. Na prática, no entanto, não é tão fácil comprar uma casa, apartamento ou escritório para “viver de aluguel”: os preços cada vez mais altos e os inconvenientes de ter de lidar com inquilinos, além do risco de ver o seu imóvel desocupado por muito tempo, são realidades que afastam muita gente desse mercado.
Pensando nisso, a gestora TRX Investimentos, que trabalha há mais de 15 anos com investimentos imobiliários, desenvolveu o aplicativo Trix. Com uma plataforma fácil de usar até por quem não entende nada sobre finanças, o app propicia aos investidores aplicar nos melhores fundos imobiliários do Brasil de maneira simples e intuitiva, gerando renda mensal a partir de imóveis locados para empresas como Amazon, Magalu, Mercado Livre, Coca-Cola, BRF, Pão de Açúcar, Ambev, Renault e Assaí Atacadista, entre várias outras.
“Com quatro passos simples – baixar o aplicativo, abrir uma conta, depositar o valor mínimo de R$ 150 e escolher uma carteira de fundos –, qualquer pessoa já se torna dona de parte de imóveis que estão locados para grandes empresas, recebendo mensalmente a sua parte proporcional do valor desses aluguéis. Investir em imóveis dessa maneira protege o investidor da inflação e rende mais do que a tradicional poupança”, diz Luiz Augusto do Amaral, um dos idealizadores do aplicativo e com mais de vinte e cinco anos de experiência com investimentos no mercado imobiliário.
Além de tornar o investimento em imóveis corporativos uma experiência intuitiva e simples, o desenvolvimento da plataforma considerou duas “dores” fundamentais de quem se propõe a entrar nesse mercado: a insegurança em escolher um fundo imobiliário dentre os mais de 400 disponíveis no país; e a necessidade de não se colocar todos os ovos no mesmo cesto.
Para resolver o primeiro problema, o Trix conta com uma equipe de gestores de recursos que fazem a análise e seleção dos melhores FIIs do mercado e montam diferentes carteiras. A diversidade de opções, por sua vez, diminui drasticamente o risco de o investidor perder dinheiro, ou de ganhar menos que a inflação, como acontece com a maioria das pessoas que investem atualmente na caderneta de poupança, por exemplo.
Em fevereiro de 2023, o número de brasileiros que investem em FIIs superou a marca de 2 milhões de pessoas, conforme dados da B3, a bolsa de valores brasileira, que lista mais de 400 fundos imobiliários.
“Investir em imóveis sempre foi para poucos, seja por conta da necessidade de concentração de altos valores, às vezes na casa dos milhões, ou pela complexidade de se gerenciar uma carteira no mercado financeiro. O propósito do Trix é descomplicar o acesso ao investimento no mercado imobiliário”, explica Amaral. “Queremos mostrar que, ao investir nos fundos imobiliários, o investidor é dono de um imóvel de verdade, algo que nem sempre eles conseguem identificar quando investem em FIIs.”
O Trix é uma ferramenta desenvolvida pela TRX, gestora de recursos de terceiros que atua no mercado de investimentos imobiliários há mais de 15 anos. Em janeiro de 2023, o aplicativo contava com uma base de 4 mil clientes cadastrados. Para dar um boom no seu crescimento e atingir grande parte dos milhões de brasileiros que desejam investir nesse mercado, o aplicativo aposta na parceria com influenciadores digitais especialistas em investimentos. Assim, pessoas que confiam e seguem esses profissionais encontram no aplicativo carteiras de FIIs construídas a quatro mãos, em trabalho colaborativo entre o influencer e a equipe de gestores do Trix.
Interface acessível a investidores de qualquer nível
Boa parte dos brasileiros ainda se mantém distante de oportunidades de investimentos por não se sentirem confortáveis no ambiente do mercado financeiro. Afinal, mesmo o fundo imobiliário não sendo um produto complicado de se entender, para investir nessa modalidade é preciso ter conta em uma corretora e aprender a utilizar as interfaces complicadas dos home brokers, os sistemas tradicionais de negociação de ativos listados na bolsa de valores.
Segundo Luiz Augusto do Amaral, do Trix, a interface do aplicativo foi desenvolvida para facilitar ao máximo os investimentos por parte de qualquer pessoa, independentemente de seu nível de conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro. “Além de aprender a operar o home broker, que parece um painel de avião, cheio de gráficos e códigos complicados, o investidor precisava escolher qual o fundo adequado para seu perfil e objetivo, além de se preocupar com a competência das gestoras. Lidar com esse processo intimidava quem está iniciando”, explica Amaral.
Startup tem parceria com Méliuz e Órama
Apesar de não precisar ser um investidor experiente em fundos imobiliários para usar o Trix, quem quiser informações mais completas sobre os fundos que compõem as carteiras terá todas as informações à disposição no aplicativo: quem são os gestores responsáveis e até quais são os imóveis. Em breve, também será possível ver fotos das propriedades.
Além de investir e receber aluguéis, outra conveniência que os investidores terão à disposição será utilizar sua conta do Trix como um banco digital e fazer transferências, pagar contas e até fazer compras utilizando cartões virtual e físico.
Para trazer a melhor experiência para os usuários, o Trix conta com o apoio da Méliuz, por meio do Grupo Acesso, para estruturar a conta digital; enquanto a Órama, uma das principais corretoras de investimento do Brasil, é a responsável pelas negociações das cotas dos FIIs no ambiente da bolsa de valores. O Trix já está disponível para download nas lojas de aplicativo Google Play Store (Android) e Apple Store (iPhone).