Livro conta como casal venceu dificuldades empresariais em 1950

Empreender é um desafio, principalmente em tempos de crise. Hoje, mesmo com tanto conhecimento e tecnologia à disposição, é difícil. Imagine então como era ser um empreendedor em 1950. Foi nesse ano que o casal Ilse e Frederico Jaeger, netos de imigrantes alemães, deu continuidade a empresa no Alto Vale do Itajaí fundada pelo pai dele. Foi aí que aprenderam e aplicaram diversos conceitos que podem ser considerados arrojados para a época. Os detalhes estão no livro de Eliana Vogel Jaeger “Vocação Empreendedora Atravessando Gerações: a origem, história e legado de Ilse e Frederico Jaeger”.

O lançamento foi realizado no dia 9 de setembro, em Ibirama, Santa Catarina. “A palavra resiliência esteve presente em muitos momentos dessa história que sempre admirei. Por isso a ideia de mostrar como venceram dificuldades e desafios. Foi exatamente um ano de pesquisas e entrevistas. Espero que seja uma inspiração para empreendedores e estudantes que sonham em empreender”, destaca a autora Eliana Vogel Jaeger.

O livro conta a origem da família e a trajetória do casal que começou a empreender com uma ferraria. Depois de anos de trabalho e muita criatividade para acompanhar as mudanças de demanda do mercado da época, uma enxurrada destruiu todo o patrimônio. Eles não desistiram e reconstruíram a vida e outra empresa em outro bairro de Ibirama, a Serra São Miguel. Nascia no dia primeiro de março de 1975 as Indústrias Cimecar Ltda.

A empresa, com oito colaboradores, passou a produzir artefatos de cimento e carrocerias de produtos automotores. “Estudando para escrever percebi e me surpreendi com o quanto da teoria conhecida hoje sobre empreendedorismo eles já utilizavam. Por isso decidi fazer esse registro. Em um dos capítulos uni a teoria de referências na área da administração e a prática realizada por eles”, conta Eliana. Em 2002, a partir da cisão da empresa Cimecar Pré-moldados Ltda, surgiram a Pré-Vale Pré-moldados de Concreto Ltda e a Pré-Fabricar Construções. As duas organizações são destaques no setor e gerenciadas por filhos do casal. O livro estará a venda na Office Papelaria em Ibirama, e nas livrarias Central Livros em Rio do Sul e Catarinense em Blumenau.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn